Clima de Budapeste – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A cidade de Budapeste possui um clima continental húmido, com amplitudes térmicas acentuadas ao longo do ano. Na prática, o que isto significa é que alguns meses são melhores para visitar a capital da Hungria.

Conheça as características das quatro estações, com informações sobre as temperaturas médias e a precipitação.

Temperaturas Sazonais

O longo Verão de Budapeste é geralmente quente e seco. A temperatura média máxima varia entre 25ºC e 27ºC e os valores mínimos não descem abaixo dos 15ºC.

Pelo contrário, o Inverno é frio, com temperaturas mínimas médias que variam entre -2ºC e 4ºC e temperaturas máximas que não chegam a ultrapassar os 10ºC. O mês mais frio é janeiro com uma temperatura média de 0ºC.

Nesta época do ano (entre meados de Novembro e início de Março), a capital húngara tem um número de horas de sol muito reduzido (entre 69 e 93 horas por mês) e alguns dias podem ser extremamente frios com temperaturas negativas por períodos prolongados.

Já a Primavera (Março a Abril) tem condições variáveis, mas conhece um aumento rápido da temperatura em Maio. As temperaturas são agradáveis durante o dia, mas as noites são ainda frescas. É comum a ocorrência de chuvas fortes nos meses de Maio e Junho.

No Outono (entre Setembro e final de Outubro), as temperaturas são moderadas, e os dias são geralmente soalheiros.

Precipitação

Em Budapeste não chove muito quando comparado com outras cidades da Europa Central como Praga, por exemplo. Os meses mais chuvosos são Maio e Junho, com ocorrência de chuvas intensas, embora pouco prolongadas no tempo. Já os meses mais secos são Janeiro a Março. No Inverno, a queda de neve é frequente.

Dados de precipitação e chuva em Budapeste

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Budapeste

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Budapeste é entre Abril e Outubro, período em que as temperaturas são mais amenas e o número de dias de sol é maior.

No entanto, durante o Verão, podem ocorrer vagas de calor com os termómetros a ultrapassarem os 30ºC. É também nesta estação que podem ocorrer trovoadas com chuvas intensas.