Clima de Budapeste – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

A cidade de Budapeste possui um clima continental húmido com amplitudes térmicas acentuadas ao longo do ano.

No Verão a temperatura média máxima varia entre 25ºC e 27ºC e os valores mínimos oscilam entre 15ºC e 17ºC.

As temperaturas mínimas médias no Inverno variam entre -2ºC e 4ºC e as temperaturas máximas não chegam a ultrapassar os 10ºC. O mês mais frio é janeiro com uma temperatura média de 0ºC.

Nesta época do ano (entre meados de novembro e inicio de março) a cidade tem um número de horas de sol muito reduzido (entre 69 e 93 horas por mês) e alguns dias podem ser extremamente frios com temperaturas negativas por períodos prolongados.

Em Budapeste não chove muito quando comparado com outras cidades da Europa Central como Praga, por exemplo. Os meses mais chuvosos são maio e junho, enquanto que os meses mais secos são janeiro, fevereiro e março. No Inverno a queda de neve é frequente.

Dados de precipitação e chuva em Budapeste

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Budapeste

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Budapeste é entre abril e setembro, período em que as temperaturas são mais amenas e o número de dias de sol é maior.

No entanto, durante o Verão, podem ocorrer vagas de calor com os termómetros a ultrapassarem os 30ºC. É também nesta época do ano que podem ocorrer trovoadas com chuvas intensas, mas pouco prolongadas no tempo.

Partilhar.