Clima da Bulgária – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A Bulgária tem um clima temperado continental, com as quatros estações bem definidas.

A influência continental, mais forte durante o Inverno, é responsável pelo frio e pela neve intensa, enquanto que a influência mediterrânea aumenta com o Verão, dando origem a um clima quente e seco.

A cordilheira dos Balcãs funciona como barreira que canaliza as massas de ar provenientes das duas zonas climáticas opostas.

Temperaturas Sazonais

A temperatura média anual depende da latitude. Em geral, o norte da Bulgária é mais frio, com uma temperatura média de -1ºC em Janeiro e 22ºC em Julho. No sul da Bulgária, a temperatura média no Inverno é de 1ºC em Janeiro, subindo para 23ºC em Julho.

A influência do mar Negro é apenas sentida nas regiões do litoral da Bulgária, amenizando um pouco as temperaturas nas cidades costeiras de Varna e Burgas.

A capital Sófia está localizada num vale no oeste do país, a uma altitude de 550 metros, rodeada de montanhas, que têm um efeito moderador tanto da temperatura ao longo do ano como da elevada humidade durante o Verão. Ainda assim, podem ocorrer vagas de calor, em especial nos meses de Julho e Agosto, com temperaturas a ultrapassar 35ºC durante vários dias consecutivos.

Precipitação

A chuva na Bulgária não é abundante, porque o país está protegido dos ventos do oeste pelas montanhas, mas chove nos doze meses do ano. A precipitação média anual varia entre 500-600 mm, sendo um pouco inferior nas regiões do litoral.

No Inverno, a chuva pode assumir a forma de neve. Os meses mais húmidos são Maio e Junho, com a ocorrência de trovoadas durante a tarde.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Sófia

Quando Ir

A melhor época para visitar a Bulgária é no final da Primavera, apesar da ocorrência de algumas trovoadas, e no início do Outono (até meados de Outubro). Se tiver como finalidade aproveitar as praias do mar Negro, então o Verão é o período ideal para uma viagem a este país dos Balcãs.