Clima de Cabo Verde: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima de Cabo Verde é tropical seco, com chuvas pouco frequentes ao longo do ano.

A variação da temperatura entre os meses de Inverno e de Verão também é diminuta, devido essencialmente aos ventos alíseos e à influência do oceano. As amplitudes térmicas anuais e diárias são pouco significativas com diferenças inferiores a 7ºC.

A maior parte do ano não chove (9 a 10 meses), sendo que a precipitação ocorre entre agosto e outubro, considerada como a estação chuvosa.

Os meses de Verão são quentes, tanto de dia, como de noite. Nos meses de julho e agosto, durante o período diurno, as temperaturas máximas médias variam entre 27ºC e 28ºC e à noite entre 24ºC e 26ºC.

Nos meses considerados de Inverno, entre dezembro e março, as temperaturas máximas médias oscilam entre 22ºC e 23ºC e as mínimas médias entre 19ºC e 20ºC.

O vento é presença habitual em todas as ilhas. De dezembro a março, o arquipélago é influenciado pelo vento Harmatão, conhecido como Lestada em Cabo Verde, proveniente de Nordeste. É um vento muito seco e que transporta poeiras vindas do deserto do Saara.

A temperatura da água do mar é superior a 20ºC durante o ano inteiro, atingindo um valor máximo de 25ºC no final do Verão, nomeadamente em setembro e outubro.

Melhor época para visitar cabo Verde

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica da cidade da Praia

Quando Ir

As ilhas de Cabo Verde podem ser visitadas o ano inteiro. As temperaturas moderadas do ar e da água do mar convidam a ir a banhos, tanto no Inverno como no Verão.

A época alta começa em junho e termina em outubro. Durante este período, os preços dos pacotes de férias têm habitualmente preços superiores aos dos restantes meses do ano.

Guia de Viagem – Cabo Verde

Partilhar.