Clima do Cairo – Quando ir, Melhor Época para Visitar

Localizada a sul do delta do Nilo, a capital do Egipto tem um clima desértico, com Verões muito quentes e Invernos amenos.

As grandes amplitudes térmicas caracterizam o clima desta cidade egípcia, com contrastes significativos entre a temperatura diurna e a nocturna ao longo de todo o ano.

Todos os anos na Primavera, entre Março e Maio, sopra no deserto um vento seco conhecido como khamasīn, que traz temperaturas elevadas ao Cairo, acompanhadas de areia e poeiras.

Temperaturas e Precipitação no Cairo

Os meses mais quentes são Junho a Agosto, com uma temperatura máxima média na ordem dos 34ºC. Ao calor junta-se a poluição no centro da cidade.

No Inverno, entre Dezembro e Fevereiro, as temperaturas são amenas na ordem dos 20ºC durante o dia, descendo para 10ºC à noite. O sol brilha na maior parte dos dias.

As estações intermédias também apresentam temperaturas agradáveis, podendo registar dias mais quentes quando sopra o khamasīn.

A chuva é diminuta (cerca de 25 mm por ano), e ocorre sobretudo nos meses de Inverno.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica do Cairo

Quando Ir

Porta de entrada para uma visita às pirâmides de Gizé, o Cairo é um destino incontornável no Egipto. O ideal será visitar esta região entre Novembro e Março quando as temperaturas são mais amenas.

Se visitar nos meses mais quentes, deve usar roupa de algodão leve e aplicar grandes quantidades de protector solar.