Clima do Canadá: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O Canadá é o segundo maior país do mundo (depois da Rússia) em termos de superfície, e o maior país do continente americano, pelo que o seu clima é caracterizado por uma grande diversidade.

O clima do Canadá varia entre o temperado na costa oeste da província de British Columbia e o subártico no norte do país, sendo que o permafrost (gelo permanente) é característico das regiões do extremo norte.

As regiões continentais tendem a caracterizar-se por Verões quentes e secos, com excepção do sudoeste de Ontário, que se caracteriza por um clima continental com Verões quentes e húmidos. Algumas áreas do oeste do Canadá apresentam climas semi-áridos, e áreas da ilha de Vancouver têm um clima oceânico próximo do mediterrânico.

No Inverno, as temperaturas máximas médias raramente ultrapassam os 0ºC, com neve presente entre Dezembro e Março. Na província de British Columbia (entre Victoria e Vancouver), a chuva é mais frequente do que a neve no Inverno.

Nas estações de transição, como a Primavera e o Outono, as temperaturas são mais amenas, e a chuva é frequente.

Nos meses de Verão, as temperaturas máximas médias durante o dia oscilam entre 15ºC e 18ºC, podendo ocorrer vagas de calor com temperaturas superiores a 30ºC durante vários dias consecutivos. Nas regiões de Ontário e Quebeque, a humidade é muitas vezes elevada. São frequentes as trovoadas de Verão por todo o país. Ocasionalmente, podem ocorrer tornados, principalmente nos meses de Maio e Setembro.

Quando Ir

Dependendo do objectivo da visita, existem dois períodos óptimos para visitar o Canadá. O período entre Dezembro e Abril é ideal para a prática de desportos de Inverno.

Os meses entre Maio e Setembro correspondem à melhor época para desfrutar de actividades ao livre sem o frio e a neve do Inverno. Neste período, também os dias são mais longos. De todos os meses, Julho e Agosto são os melhores meses para visitar o Canadá, com temperaturas máximas médias a rondar 20ºC.

Partilhar.