Clima do Chile – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O Chile é influenciado por diversos tipos de clima devido à grande extensão territorial do país, à cordilheira dos Andes e às correntes frias que circulam junto à costa.

As quatro estações estão presentes em grande parte do território chileno, embora ocorram em épocas opostas às do hemisfério norte.

O clima varia entre o semi-árido do deserto de Atacama no norte do Chile e o temperado oceânico no sul do país, caracterizado por elevada humidade. A região do centro tem um clima mediterrânico, e a ilha da Páscoa no sudeste do Pacífico tem um clima subtropical. Conheça em detalhe as características, incluindo temperaturas e precipitação, nas diferentes regiões do país.

Clima do Chile por Região

Norte e Deserto de Atacama

O clima do norte do Chile é desértico semi-árido. É aqui que está localizado o mítico deserto de Atacama. Nesta região, o estado do tempo é influenciado pelo anticiclone do Pacífico e pela corrente fria de Humboldt que circula ao largo da costa.

Os nevoeiros, conhecidos localmente como Camanchaca, são frequentes e praticamente não chove. A nebulosidade e a humidade relativa apresentam valores muito baixos.

No Verão (dezembro a março), as temperaturas máximas médias variam entre 22ºC e 23ºC e as mínimas entre 16ºC e 18ºC. No Inverno (junho a setembro), os valores máximos não ultrapassam os 17ºC e as temperaturas mínimas rondam os 12ºC.

Dados de precipitação e temperatura em Antofagasta

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Antofagasta

Região Central

Na região central do Chile (entre 32 e 26 graus de latitude), o clima é mediterrânico, com Invernos chuvosos e Verões quentes e secos.

A capital chilena está localizada nesta região. Em Santiago do Chile, o Verão ocorre entre novembro e março, caracterizando-se por ser quente e seco, com os termómetros a ultrapassarem frequentemente os 30ºC.

O período de Inverno, que decorre entre maio e setembro, é a época do ano mais chuvosa, em especial nos meses de junho e julho. As temperaturas máximas médias no Inverno variam entre 14ºC e 18ºC e as mínimas médias entre 3ºC em julho e 5ºC em setembro.

Dados de precipitação e chuva em Santiago

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Santiago

Região Sul

O clima do sul do Chile caracteriza-se por ser temperado oceânico com humidade relativa elevada. No Verão (dezembro a fevereiro), as temperaturas são inferiores a 23ºC. No Inverno (junho a agosto), as temperaturas máximas rondam os 12ºC, e as mínimas não ultrapassam os 5ºC.

A precipitação tem uma distribuição regular ao longo do ano. Os meses mais chuvosos são maio a julho. À medida que se avança para sul, em direcção à Patagónia, o clima passa a ser de estepe com temperaturas mais baixas.

Ilha da Páscoa

A ilha da Páscoa, situada na Polinésia Oriental no Oceano Pacífico, possui um clima subtropical húmido com variações de temperatura pouco significativas durante o dia e também ao longo do ano.

As temperaturas máximas médias variam entre 21ºC e 27ºC e as mínimas entre 16ºC e 20ºC. A chuva está presente o ano inteiro, caindo com maior frequência nos meses de abril a junho.

Quando Ir

A região norte do Chile pode ser visitada em qualquer período do ano, em especial entre maio e setembro, quando não está tanto calor.

A região central também pode ser visitada ao longo dos doze meses do ano. No entanto, se não gosta de chuva e o frio, evite o Inverno (maio a setembro).

Para explorar a região sul, o período mais indicado para fazer a visita é durante o Verão (dezembro a fevereiro) quando chove menos e as temperaturas são mais elevadas.

Finalmente, a ilha da Páscoa pode ser visitada ao longo do ano, mas o período ideal é de dezembro a março, os meses menos chuvosos.