Clima da China – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A China é um dos maiores países do mundo, possuindo uma grande diversidade climática que varia de acordo com a latitude, a longitude e a altitude.

As monções dominam o clima da China, levando a diferenças de temperatura significativas no Inverno e no Verão. A precipitação também varia de região para região de forma ainda mais pronunciada.

Clima por Região

Genericamente, o nordeste da China tem um clima tipicamente continental com meses de Verão quentes e húmidos e meses de Inverno muito frios e secos.

O noroeste do país caracteriza-se por ter um clima semiárido em que os Invernos são frios e secos e os Verões quentes e secos.

Saber mais
Clima de Pequim

A região central da China apresenta Invernos frios e verões muito quentes e chuvosos, com elevados índices de humidade.

Saber mais
Clima de Xangai

No sul do país, o clima é subtropical húmido com uma estação chuvosa que ocorre entre junho e setembro. Os meses de Inverno apresentam temperaturas amenas e índices de humidade superiores a 80%.

Quando Ir

Devido à dimensão do país e à diversidade climática não é fácil determinar qual é a melhor época para visitar a China.

Genericamente, pode considerar-se que a Primavera e o Outono são os melhores períodos para visitar qualquer região do país. Nestas estações, as temperaturas são relativamente amenas, e não existem eventos extremos de precipitação intensa.

No entanto, pode identificar-se o período ideal em cada uma das principais cidades chinesas:

  • Pequim: abril, maio e outubro
  • Xangai: Outono (entre meados de setembro e o final de outubro)
  • Hong Kong e Macau: entre novembro e março