Clima da Cidade do Cabo – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A Cidade do Cabo tem um clima do tipo mediterrâneo, com estações bem definidas ao longo do ano.

Na verdade, o clima é semelhante ao do sul da Europa, embora com estações em épocas opostas às do hemisfério norte.

Os meses de Verão são em geral quentes e secos, enquanto que os meses de Inverno são húmidos e relativamente frios.

Temperaturas Sazonais

No Verão (de Dezembro a Março), a temperatura máxima média varia entre 25ºC e 27ºC e os valores mínimos rondam os 16ºC. Nesta época do ano, o calor pode ser intenso durante alguns dias (vagas de calor), principalmente durante os meses de janeiro e fevereiro, devido aos ventos muito quentes e secos provenientes do interior do continente.

O Inverno (Junho a Agosto) caracteriza-se por temperaturas mínimas em torno dos 7ºC. Já os valores máximos rondam os 18ºC. O mês mais frio é Julho, com uma temperatura média de 12ºC.

Precipitação

É também durante o Inverno que chove mais, principalmente entre Junho e Agosto, com 12 a 13 dias de chuva por mês. Nesta época do ano, a Cidade do Cabo é afectada por superfícies frontais provenientes do oceano Atlântico que originam chuvas intensas.

Precipitação e temperaturas na Cidade do Cabo

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica da Cidade do Cabo

Devido à corrente de Benguela, a temperatura do mar em torno da Cidade do Cabo é sempre relativamente fresca. Existem, contudo, variações geográficas significativas, com valores que oscilam entre 13ºC na costa Atlântica e 17ºC em False Bay. Nos meses de Verão, a temperatura do mar atinge valores médios em redor dos 20ºC.

Quando Ir

A melhor época para visitar a Cidade do Cabo é na Primavera (Setembro/Outubro) e no Outono (Abril/Maio) quando as temperaturas são mais amenas e chove menos.

Os praticantes de surf têm condições óptimas para a prática deste desporto durante o ano inteiro, sendo que Cidade do Cabo é um dos destinos de surf mais procurados do continente africano.