Clima da Colômbia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima da Colômbia é considerado tropical devido à proximidade ao Equador, distinguindo-se 5 áreas naturais com características climatológicas distintas e com diferenças significativas de altitude, temperatura, humidade, ventos e precipitação.

Ao longo do ano, as temperaturas variam pouco nas áreas de menor altitude e junto ao litoral. Já a precipitação é variável a nível regional.

No norte litoral, nomeadamente em Cartagena das Índias, o clima é tropical com temperaturas elevadas ao longo do ano. Nesta região, a estação das chuvas ocorre entre maio e novembro, e a estação seca entre dezembro e abril.

No extremo nordeste do país, na Península de Guajira, o clima caracteriza-se por ser de savana, com valores de precipitação muito reduzidos (inferiores a 250 mm) e com temperaturas superiores a 25ºC ao longo do ano.

Na costa norte do Oceano Pacífico, o clima caracteriza-se por ser chuvoso e húmido ao longo dos 12 meses do ano, sendo considerada uma das regiões mais pluviosas do mundo. A temperatura média anual é de 23ºC.

A região andina é marcada por duas estações chuvosas que ocorrem entre abril e junho e entre setembro e novembro, sendo que a estação seca ocorre entre dezembro e março e entre meados de junho e agosto.

Dados de precipitação e temperatura em Bogotá

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Bogotá

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar a Colômbia é a estação seca, que varia consoante a região. Por exemplo, se pretender visitar Cartagena das Índias opte pelos meses entre dezembro e abril. Já o melhor período para visitar Bogotá é entre junho e agosto.

Partilhar.