Clima da Costa Rica – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Costa Rica é considerado tropical e subtropical de altitude, com diferenciações regionais.

Em termos gerais, a Costa Rica tem duas estações bem definidas ao longo do ano. A estação seca, que ocorre entre dezembro e abril, e a estação das chuvas, também conhecida como a “estação verde”, que acontece entre maio e novembro.

Temperaturas

Na capital San José, e em outras cidades situadas em zonas de planalto (Vale e Cordilheira Central), as temperaturas mínimas médias variam entre 17ºC e 18ºC, e as temperaturas máximas oscilam entre 26ºC e 28ºC.

Nas regiões montanhosas, como por exemplo Monteverde, as temperaturas são um pouco mais baixas do que nas áreas de planalto, sendo que as diferenças de temperatura entre o dia e a noite são também maiores.

Precipitação

A chuva ocorre maioritariamente entre maio a novembro. Entre maio e agosto, pode contar com céu limpo de manhã e chuva à tarde. Durante a “estação verde”, a precipitação pode por vezes assumir a forma de chuvadas que paralisam o trânsito e impossibilitam actividades ao ar livre. Os meses de setembro e outubro são os mais chuvosos, e a chuva pode cair ao longo de quase todo o dia.

A região do país onde chove menos é a costa do Pacífico, principalmente entre dezembro e abril. Pelo contrário, a costa do Mar das Caraíbas, é uma das regiões do país onde chove mais, com valores de precipitação anuais que são quatro vezes superiores aos da costa do Pacífico.

Melhor época para visitar a Costa Rica

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de San José (Costa Rica)

Quando Ir

A melhor época para visitar a Costa Rica é durante a estação seca, ou seja, entre dezembro e abril.

Se pretender viajar entre dezembro e fevereiro faça a marcação das férias / alojamento com algum tempo de antecedência, pois este período é considerado época alta, tanto para o turismo local como para o turismo internacional. Os meses de julho e agosto também podem ser classificados de época alta devido à afluência de turistas provenientes da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá.

O início e o fim da época das chuvas (maio e novembro) são períodos igualmente bons para visitar a Costa Rica, pois as condições meteorológicas ainda são adequadas para actividades ao ar livre e o preço dos alojamentos é mais baixo, o que permite poupar algum dinheiro na estadia.