Clima de Cuba: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de Cuba é tropical com duas estações distintas: a estação seca e a estação das chuvas.

A estação seca ocorre entre novembro e abril. As temperaturas mínimas variam entre 18ºC e 19ºC e os valores máximos oscilam entre 26ºC e 30ºC.

A estação das chuvas é marcada por precipitação intensa e abundante, bem como por valores de temperatura e humidade elevados. Cerca de 75% da precipitação ocorre nesta estação do ano.

Nesta época do ano, a temperatura média é de 27ºC e os termómetros atingem valores máximos médios de 32ºC.

A temperatura da água do mar apresenta valores constantes ao longo do ano (entre 26ºC e 30ºC) devido à influência da corrente quente do Golfo.

A capital de Cuba, Havana, tem um clima tropical com temperaturas elevadas ao longo do ano. As temperaturas oscilam entre 22ºC em janeiro (o mês mais fresco) e 32ºC em julho e agosto (os meses mais quentes). O mês mais chuvoso é outubro e o período mais seco do ano ocorre entre fevereiro e abril.

Melhor época para visitar Cuba
Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Varadero (Cuba)

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Cuba é durante a estação seca. Entre novembro e abril as temperaturas são mais amenas e a humidade é menor. Os dias são normalmente de céu limpo, com calor e sol.

O período entre agosto e setembro deve ser evitado devido à precipitação abundante e à probabilidade de ocorrência de furacões.

Nos meses restantes, as temperaturas continuam a ser elevadas e com chuva frequente.

Consulte também informações sobre o clima de Varadero e quando ir.

SEM COMENTÁRIOS