Clima da Croácia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

A Croácia apresenta dois tipos de clima, com algumas variações regionais. A costa tem um clima mediterrâneo, com Verões quentes e secos e Invernos amenos e húmidos. O interior do país tem um clima continental, com Verões quentes e chuvosos e Invernos frios e com queda de neve.

Na costa da Croácia, as temperaturas no Verão rondam em média 24ºC durante o dia, muitas vezes ultrapassando 30ºC.

Os Invernos no Adriático são amenos; a temperatura mínima não desce em geral abaixo de 5ºC. Nesta região, e em particular na cidade de Dubrovnik, a precipitação ocorre com mais intensidade entre Outubro e Dezembro. A queda de neve é rara ao longo da costa.

O interior da Croácia, onde se localiza a capital Zagreb, está separado da costa pelos Alpes Dináricos. Com um clima continental, os Invernos são frios, com temperaturas médias entre 0°C e -2°C. No Verão, as temperaturas máximas médias variam entre 25ºC e 27ºC, enquanto que as mínimas raramente são inferiores a 13ºC. É nesta época do ano que chove mais, nomeadamente entre Junho e Setembro.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Dubrovnik

Quando Ir

A melhor época para visitar a Croácia é nas estações da Primavera e do Verão. Os meses de Maio e Setembro, em particular, são ideais para actividades ao ar livre, com temperaturas agradáveis e muitas horas de sol. Julho e Agosto são os meses mais caros para viajar para a Croácia e os que recebem maior número de visitas de turistas.

Partilhar.