Clima de Bergen – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima de Bergen é temperado oceânico com amplitudes térmicas sazonais significativas.

Apesar de estar localizada a uma latitude elevada (60ºN), o clima desta cidade norueguesa é relativamente ameno. Este facto deve-se à influência da corrente do Golfo que tem um efeito moderador no estado do tempo, em particular, nos meses de Inverno.

Bergen é uma das cidades norueguesas que recebe maiores quantitativos de precipitação ao longo do ano, devido essencialmente às montanhas que circundam a cidade e que bloqueiam as massas de ar provenientes do Oceano Atlântico originando períodos prolongados de chuva, principalmente no Outono.

O período mais chuvoso ocorre entre setembro e dezembro, sendo que o período entre abril e junho é o menos chuvoso.

As temperaturas mínimas médias no Inverno variam entre -1ºC e 1ºC e os valores máximos raramente ultrapassam os 6ºC. O mês mais frio é janeiro com uma temperatura média de 1,5ºC.

No Verão, as temperaturas máximas médias oscilam entre 17ºC e 18ºC e as mínimas variam entre 10ºC e 12ºC. O mês mais quente é julho com uma temperatura máxima média de 18ºC.

Dados de precipitação e temperaturas em Bergen

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Bergen

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Bergen é entre maio e setembro quando as temperaturas são amenas e o número de horas de luz solar é maior.

Mesmo viajando no Verão é aconselhável levar na bagagem roupa quente, pois as noites podem ser frias, bem como guarda-chuva e casaco impermeável. Se fizer caminhadas e passeios ao ar livre é essencial levar calçado adequado.

Partilhar.