Clima de Bergen – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de Bergen é temperado oceânico, caracterizado por chuva ao longo do ano e alguma instabilidade.

Apesar de Bergen estar localizada a uma latitude elevada (60ºN), as temperaturas desta cidade norueguesa são relativamente amenas. Este facto deve-se à influência da corrente do Golfo, que tem um efeito moderador do estado do tempo, em particular nos meses de Inverno.

Temperaturas Sazonais

As temperaturas mínimas médias no Inverno variam entre 0ºC e 1ºC, e os valores máximos raramente ultrapassam os 6ºC. O mês mais frio é janeiro, com uma temperatura média de 2ºC.

No Verão, a temperatura máxima média sobe aos 19ºC e a mínima varia entre 10ºC e 12ºC. Os meses mais quentes são julho e agosto.

Precipitação

Bergen é uma das cidades norueguesas que recebe maiores quantitativos de precipitação ao longo do ano. Este fenómeno é devido essencialmente às montanhas que circundam a cidade e que bloqueiam as massas de ar provenientes do Oceano Atlântico, originando períodos prolongados de chuva, em especial no Outono.

Como tal, o período mais chuvoso ocorre entre setembro e dezembro (em média 19 dias chuvosos por mês), sendo o período entre abril e junho aquele em que chove menos (13 dias de chuva em média).

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Bergen

Quando Ir

A melhor época para visitar Bergen é entre maio e setembro, quando as temperaturas são amenas e o número de horas de luz solar é maior.

Qualquer que seja a estação, é aconselhável levar na bagagem roupa quente, pois as noites podem ser frias, bem como guarda-chuva e casaco impermeável. Se estiver a planear caminhadas e passeios ao ar livre, é essencial levar calçado adequado, que no Inverno deverá ser botas e meias quentes.