Clima de Deli: Quando Ir e Melhor Época para Visitar

O clima de Deli é subtropical húmido com diferenças acentuadas de temperatura e precipitação entre as estações do Verão e do Inverno.

No Verão, entre meados de abril e o fim de junho, as temperaturas médias são de 32ºC. Em alguns períodos ocorrem vagas de calor com os termómetros a atingirem os 45ºC.

A época da monção começa em junho e termina em setembro. É neste período do ano que chove mais, em especial nos meses de julho e agosto com trovoadas frequentes. A humidade relativa é elevada e os ventos são quentes e húmidos. As temperaturas situam-se em redor dos 40ºC durante o dia.

Com o fim da monção, inicia-se o Outono, uma estação de transição. Entre meados de outubro e finais de novembro os dias e as noites são agradáveis com temperaturas mais amenas. Os valores médios não ultrapassam os 30ºC e as temperaturas mínimas rondam os 20ºC.

O Inverno começa em meados de novembro e termina no final de janeiro. Nesta época do ano, as temperaturas baixam significativamente com os ventos provenientes da cadeia montanhosa dos Himalaias. As temperaturas mínimas médias chegam a atingir os 8ºC em janeiro.

A estação da Primavera decorre entre o mês de fevereiro e meados de abril. Nesta estação de transição, as temperaturas começam a subir com dias quentes e noites amenas e quase ausência de precipitação. Os dias são normalmente de sol e céu limpo. As temperaturas médias oscilam entre 17ºC em fevereiro e 28ºC em abril.

Dados de precipitação e temperatura em Deli

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Deli

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Deli é entre outubro e março quando as temperaturas são mais amenas e quase não chove.

Não é aconselhável viajar durante o Verão e na época das monções, pois as temperaturas e a humidade relativa são muito elevadas e a chuva é forte e persistente, o que impossibilita, em muitos casos, as visitas e os passeios turísticos.