Clima da Dinamarca – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A Dinamarca, localizada no norte da Europa, possui um clima temperado, e o menos rigoroso de todos os países escandinavos. Os ventos de oeste e a localização no oceano têm um efeito amenizador da temperatura.

O país possui quatro estações: Verão, Outono, Primavera e Inverno. O Inverno é moderado, com uma temperatura média de 2ºC em Janeiro, o mês mais frio. O Verão é fresco, sendo a temperatura média de 20ºC em Agosto, o mês mais quente.

Em termos de precipitação, chove ao longo de todo o ano. A Dinamarca tem em média 171 dias por ano de precipitação. Agosto e os meses de Outono são os mais chuvosos; os meses da Primavera são os mais secos. A chuva assume, por vezes, a forma de neve no Inverno, que ocorre durante poucos dias em Copenhaga.

Dados de temperatura e precipitação de Copenhaga

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Copenhaga

A localização da Dinamarca, entre o continente e o oceano, significa que o estado do tempo na Dinamarca sofre frequentes alterações. A latitude a que se encontra é também reponsável por dias muito curtos no Inverno, e muito longos no Verão.

As Ilhas Faroé, que são um território dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte, entre a Escócia e a Islândia, têm um clima oceânico. Apesar da latitude, a influência da corrente quente do Golfo suaviza as temperaturas, que variam entre os 0ºC em Janeiro e os 11ºC em Agosto. Com uma amplitude térmica reduzida, também aqui os Invernos se caracterizam por ser moderados e os Verões frescos. Ao longo do ano, o tempo das Ilhas Faroé caracteriza-se por ser nebuloso, ventoso e chuvoso.

Quando Ir

A melhor época para visitar a Dinamarca é nos meses de Verão, entre Junho e Agosto quando os dias são mais longos e as temperaturas amenas. A estações intermédias da Primavera e do Outono também podem ser boas épocas para visitar: a Primavera traz dias sem nuvens e a queda das folhas no Outono revela belíssimas cores. Os meses de Inverno, entre Dezembro e Março, tendem a ser húmidos, com longos períodos de geada e poucas horas de sol.