Clima do Egipto – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O Egipto tem um clima predominantemente desértico, caracterizado por dias quentes e noites frescas. No entanto, a costa norte caracteriza-se por ter um clima mediterrânico.

Predominam duas estações: Verão entre Maio e Outubro, com temperaturas elevadas, e Inverno entre Novembro e Abril, com temperaturas amenas.

Ao longo do ano, a chuva é em geral escassa, embora a cidade do Cairo e as regiões no delta do Nilo possam ter alguns dias de chuva no Inverno.

Temperaturas por Região

Cairo

O Cairo tem um clima desértico, com Verões muito quentes e Invernos amenos. Os meses mais quentes são Junho a Agosto, com uma temperatura máxima média na ordem dos 34ºC. Quem visita a cidade nesta época, deve usar roupa de algodão leve e aplicar grandes quantidades de protector solar.

Delta do Nilo e Assuão

Se estiver a planear um cruzeiro no rio Nilo, o clima de Assuão e Luxor dão uma boa indicação do que esperar do estado do tempo. Entre Junho e Agosto, as temperaturas são elevadas, e facilmente ultrapassam os 40ºC. Com baixa humidade e muito sol, estes são meses a evitar, já que dificultam as visitas aos monumentos, túmulos e pirâmides.

Mediterrâneo

Na costa mediterrânica (Alexandria, Marsa Matruh), o Verão é longo, quente e soalheiro, com uma temperatura média máxima na casa dos 30ºC. O Inverno é ameno, com temperaturas que podem oscilar entre 10ºC e 19ºC.

Mar Vermelho

Na costa do mar Vermelho (Hurghada, Sharm el Sheikh), o clima é desértico mas a proximidade do mar ameniza ligeiramente a temperatura. No Verão, a temperatura mínima média é de 25ºC, subindo até 35ºC durante o dia. Já no Inverno, a mínima desce para 11ºC e a temperatura máxima chega aos 22ºC.

A temperatura do mar é ideal para a prática de mergulho, com valores na ordem dos 28ºC em Agosto.

Deserto Ocidental

Nas regiões desérticas continentais, regista-se durante o Verão uma grande variação na temperatura, oscilando entre 7ºC à noite e 43ºC de dia. Durante o Inverno, as diferenças térmicas não são tão acentuadas. Ainda assim, a temperatura à noite pode descer aos 0ºC, situando-se na ordem dos 18ºC durante o dia.

Precipitação

A chuva no Egipto ocorre sobretudo na costa mediterrânica, em torno da cidade de Alexandria, durante os meses de Inverno, com cerca de 200 mm por ano. A sul do Cairo, a precipitação é praticamente inexistente. Algumas regiões estão durante vários anos em seca extrema, a qual é interrompida por chuvas repentinas e concentradas que originam cheias rápidas.

A região de Sinai recebe um pouco mais de precipitação (cerca de 120 mm por ano) do que as restantes regiões desérticas do Egipto. Possui diversos oásis e poços em torno dos quais se formaram centros populacionais nas rotas de comércio.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica do Cairo

Quando Ir

A melhor época para visitar o Egipto e os sítios arqueológicos é no Inverno (Novembro a Março) quando as temperaturas são mais amenas. Durante os meses do Verão, o calor pode ser sufocante e desagradável.

Por outro lado, se o objectivo da viagem for desfrutar das praias do Egipto, então há que distinguir a costa do Mediterrâneo e a costa do mar Vermelho. A costa do Mediterrâneo oferece excelentes condições durante o longo Verão, entre Maio e meados de Outubro. Na costa do mar Vermelho, o Verão tende a ser muito quente, mas o Inverno também é um pouco fresco para idas à praia, sendo preferíveis os meses de transição (Abril, Maio, Outubro e Novembro).