Clima do Equador – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima do Equador caracteriza-se por uma enorme diversidade, onde cada região (Andes, Pacífico, Oriente e Galápagos) tem um clima determinado pela altitude.

De um modo geral, as temperaturas no Equador não têm grandes variações ao longo do ano, situando-se em média entre 12ºC e 26ºC dependendo da região. Temperaturas abaixo de 12ºC verificam-se nos planaltos gelados acima dos 3 mil metros de altitude.

A principal variável é a precipitação, dando origem a duas estações, a seca e a húmida. A estação seca ocorre entre Junho e Setembro e a estação húmida entre Outubro e Maio em todo o território, com excepção da região conhecida como Oriente (Amazónia). Com um clima tropical húmido, a precipitação na floresta amazónica do Equador é regular ao longo de todo o ano, havendo um período ligeiramente menos chuvoso entre Novembro e Março.

A capital Quito, localizada a 2.850 metros de altitude, tem um clima subtropical de terras altas, sendo Julho o mês com menor precipitação. A temperatura média oscila entre 21ºC durante o dia e 10ºC à noite.

Outras cidades de montanha, como Cuenca e Baños, têm climas semelhantes ao de Quito.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Quito

Quando Ir

O Equador pode ser visitado ao longo de todo o ano. O período ideal para visitar o país é na estação seca, entre Junho e Setembro, que coincide com a época alta. No entanto, na região da Amazónia, onde chove ao longo de todo o ano, a melhor época para observação da vida selvagem é entre Novembro e Março.