Clima da Escócia – Quando Ir Melhor Época para Visitar

O clima da Escócia é temperado marítimo, sendo influenciado pelas correntes e massas de ar marítimas com origem no Atlântico.

Em comparação com outros locais situados à mesma latitude, nomeadamente a região de Labrador no Canadá, os meses de Inverno na Escócia são relativamente moderados, graças à corrente quente do Golfo que ameniza as temperaturas.

Temperaturas e Precipitação na Escócia

No Inverno, as temperaturas máximas médias oscilam entre 7ºC em janeiro (o mês mais frio) e 10ºC em março. As mínimas médias variam entre 1 e 3ºC.

No Verão, as temperaturas máximas médias variam entre 17 e 19ºC e os valores mínimos oscilam entre 10 e 12ºC. Os meses mais quentes são julho e agosto com temperaturas médias de 19ºC.

Nas estações intermédias da Primavera e do Outono, as temperaturas são relativamente amenas, atendendo à latitude, com temperaturas médias entre 4 e 9ºC.

O período mais chuvoso ocorre nos meses de Verão e mo inicio do Outono (julho a outubro). Os meses menos chuvosos são abril e maio. Em média chove entre 10 e 12 dias por mês.

Dados de precipitação e temperatura em Edimburgo

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Edimburgo

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar a Escócia é entre maio e setembro quando os dias são mais longos (maior número de horas com luz solar) e as temperaturas são mais aprazíveis. No entanto, em qualquer período do ano, é aconselhável levar um guarda-chuva e um casaco impermeável na bagagem, pois a chuva é presença habitual.