Clima da Eslováquia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Localizada na Europa Central, a Eslováquia tem um clima continental temperado, que se caracteriza por Verões quentes e Invernos frios com neve.

As quatro estações estão bem definidas. A Primavera caracteriza-se por clima instável e temperaturas frescas: média de 9ºC em Abril, subindo gradualmente para 14ºC em Maio e 17ºC em Junho.

O Verão apresenta tempo quente, com temperaturas que ultrapassam 30ºC durante o dia. Julho é o mês mais quente, podendo ocorrer vagas de calor com os termómetros a atingirem 37 a 40ºC durante vários dias consecutivos. A região mais quente da Eslováquia é Bratislava. O Verão é também o período mais chuvoso na Eslováquia.

O Outono caracteriza-se por tempo húmido e ventoso. A temperatura média é de 14ºC em Setembro, descendo para 3ºC em Novembro. Entre o final de Setembro e o início de Setembro ocorre normalmente o chamado “Verão indiano” (correspondente ao nosso Verão de São Martinho), que traz dias de sol e temperaturas acima da média.

O Inverno inicia-se em Dezembro com temperaturas negativas, entre -5 e -10ºC. Em geral, neva em Dezembro e Janeiro, que são os meses mais frios do ano na Eslováquia.

Dados de precipitação e temperatura em Bratislava

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Bratislava

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar a Eslováquia é entre Maio e Setembro quando as temperaturas são moderadas e os dias mais longos. Os meses de Verão são os mais chuvosos, pelo que é aconselhável levar guarda-chuvas na bagagem.