Clima da Eslovénia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

A Eslovénia é um país da Europa Central com um clima temperado continental, caracterizado por Invernos frios e Verões entre suaves e quentes. Na costa, domina o clima mediterrâneo, enquanto que o noroeste tem um clima alpino.

A temperatura média é de -2ºC em Janeiro, o mês mais frio, e 21ºC em Julho, o mês mais quente.

No entanto, a posição geográfica da Eslovénia, entre os Alpes e o mar Adriático, cria variações regionais. Nas regiões costeiras, os Invernos são em geral moderados. No noroeste, os Verões são suaves.

A precipitação varia ao longo do território, sendo abundante no noroeste do território diminuindo para leste. Os meses de Verão e de Outono são aqueles em que chove mais. A neve é frequente no Inverno.

Dados de precipitação e temperaturas em Ljubljana

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Ljubljana

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar a Eslovénia é entre a Primavera e o início do Outono (entre Maio e Outubro) quando as temperaturas são mais amenas e os dias têm mais horas de luz solar.

O Verão é a época alta, sendo os meses de Julho e Agosto os mais concorridos. É aconselhável fazer a reserva dos voos e do alojamento com a maior antecedência possível para garantir os melhores preços.

No entanto, tenha presente que nos meses de Julho e Agosto são frequentes as vagas de calor. Além disso, entre Junho e Setembro, ocorrem por vezes chuvas intensas, em especial no interior onde se localiza a capital Liubliana.

Partilhar.