Clima de Espanha – Quando ir, Melhor Época para Visitar

0

Genericamente, o clima de Espanha pode ser subdividido em três tipos: mediterrâneo, continental e oceânico.

O clima mediterrâneo é característico da região sul do país, estendendo-se da costa dos Pireneus até à região da Andaluzia. Nesta área, os meses de Verão são secos e prolongados, os meses de Inverno são suaves, e os meses de Outono caracterizam-se por serem chuvosos.

O clima continental abrange a Meseta Central (interior da Península Ibérica) e a bacia hidrográfica do rio Ebro. Nestas regiões, os meses de Verão são muito quentes e as vagas de calor são frequentes com temperaturas superiores a 40ºC durante vários dias. Os meses de Inverno são frios com queda de neve frequente nos meses de janeiro e fevereiro. As chuvas são irregulares, sendo que os períodos mais chuvosos ocorrem na Primavera e no Outono.

O clima oceânico é característico na região norte de Espanha, ao longo da costa atlântica entre a Galiza e San Sebastian no País Basco. Nesta região, os meses de Inverno são suaves e os meses de Verão são quentes. A chuva é abundante com uma distribuição regular ao longo de todo o ano.

Para além destes climas principais é ainda possível identificar outros subtipos de clima, nomeadamente o clima alpino nos Pireneus, o clima semiárido na região de Múrcia e o clima subtropical no arquipélago das Canárias.

Quando Ir

As melhores épocas para visitar Espanha são a Primavera e o Outono. Nas estações intermédias, as temperaturas são amenas e os dias são normalmente ensolarados e com céu limpo em praticamente todo o território.

Partilhar.