Clima dos Estados Unidos: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima dos Estados Unidos varia em função das diferenças de latitude e das características geográficas, tais como a existência de montanhas e de desertos.

De um modo geral, pode dizer-se que o clima dos Estados Unidos continental é temperado, mas há que distinguir o Havai, com um clima tropical, e o Alaska, com um clima ártico.

Os Verões são quentes e húmidos nas Grandes Planícies e nos estados americanos do sul, enquanto que no sudoeste do país os Verões são muito quentes e secos. A Califórnia e a Flórida têm Verão durante todo o ano, enquanto que nos estados noroeste da costa do Pacífico e da Nova Inglaterra os Verões são amenos com manhãs frescas e noites agradáveis.

Os Invernos nos estados americanos do sul são moderados, enquanto que no norte, nordeste, nas Grandes Planícies e nos estados montanhosos, os Invernos são muito frios, com neve e temperaturas negativas.

Mapa dos Estados Unidos (Fonte: United States Environmental Protection Agency – EPA)

Northwest

Esta região, que inclui os estados de Idaho, Montana, Oregon, Washington e Wyoming, e as duas grandes cidades de Seattle e Portland, apresenta Invernos frios e chuvosos junto à costa e frios e secos no interior, com temperaturas muito baixas e neve nas zonas montanhosas. Os Verões são soalheiros e frescos, em especial junto à costa, dada a influência do oceano Pacífico.

Southwest

Nesta região cabem os estados de Arizona, Califórnia, Colorado, Nevada, Novo México e Utah, donde se destacam o Grand Canyon no norte do Arizona e Las Vegas no estado do Nevada. O deserto e as áreas montanhosas fazem desta uma região de extremos. Nas áreas de deserto, os dias são quentes ao longo de todo o ano. Nos vales das montanhas, as temperaturas máximas no Inverno não atingem os 5ºC, enquanto que as áreas costeiras e de deserto apresentam temperaturas mais elevadas: Phoenix no Arizona apresenta em média 15ºC de temperatura em Janeiro, enquanto que em São Francisco na Califórnia a temperatura média ronda os 10ºC no Inverno.

Os Verões nesta região são quentes e secos, com as temperaturas mais elevadas a ocorrerem nos desertos da Califórnia e do Arizona. As cidades de Phoenix, Las Vegas e Palm Springs apresentam máximas médias a rondar 40ºC durante os meses de Verão. O oceano Pacífico tem um efeito moderador da temperatura nas áreas costeiras, com temperaturas a rondar os 20ºC. A chuva é rara no Verão.

Great Plains (Grandes Planícies)

As Grandes Planícies são uma vasta região que se estende do Canadá ao México, e inclui partes de vários estados. Existe uma clara distinção entre o clima dos estados do norte e os do sul.

Nos estados do norte, como Minnesota, Nebraska, Dakota do Norte e do Sul e Kansas, os Invernos tendem a ser muito frios e secos. Nesta estação, a precipitação assume a forma de neve. No Verão, as temperaturas são mais elevadas mas o ar mantém-se seco. As temperaturas médias em Julho rondam os 30ºC nas áreas mais a sul, enquanto que a norte ficam pelos 25ºC.

Os Invernos moderados são característicos dos estados mais a sul, que incluem Arkansas, Louisiana, Mississippi, Oklahoma e Texas. Com excepção do estado de Oklahoma, que apresenta temperaturas máximas nos 5ºC, nas restantes regiões as temperaturas tendem a manter-se nos 10ºC. A queda de neve verifica-se a norte, em particular em Oklahoma. Louisiana e Mississippi são os estados com precipitação mais elevada no Inverno, com destaque para o mês de Janeiro. Os Verões nesta região são quentes e húmidos, sendo frequentes trovoadas e chuva forte durante a tarde. Em Oklahoma e no Texas, são frequentes os tornados na Primavera.

Midwest

Esta região, que compreende os estados de Illinois, Indiana, Iowa, Kentucky, Michigan, Missouri, Ohio e Wisconsin, está sujeita a massas de ar frio vindas do norte e massas de ar quente provenientes do Golfo do México. O clima caracteriza-se por Invernos muito frios, com neve, em especial nas cidades localizadas nas margens dos Grandes Lagos, como Chicago e Madison Wisconsin. As temperaturas médias no Verão rondam os 25ºC, mas a humidade proveniente do Golfo do México cria uma sensação térmica mais elevada. As trovoadas de Verão são muito comuns. Em muitos dos estados são frequentes os tornados nos meses de Primavera.

Northeast (Nova Inglaterra)

As temperaturas descem à medida que se avança para o norte da Nova Inglaterra, região que inclui os estados de Maine, New York, Vermont e Massachusetts. As grandes tempestades de neve e gelo caracterizam o clima desta região. Os Verões são quentes e húmidos. As trovoadas de Verão são frequentes, ocorrendo sobretudo à noite. A região da Nova Inglaterra é conhecida pela beleza do Outono, quando ocorre a mudança das cores e a queda das folhas, e pelas flores que brindam a Primavera em Abril.

Southeast

Compreendendo os estados de Alabama, Georgia, Florida, North Carolina, South Carolina e Tennessee, esta região é bastante mais quente do que a região a norte, com temperaturas médias no Inverno a rondar os 10ºC durante o dia. Nesta estação, a chuva é comum, com queda de neve muito ocasional. No Verão, o clima é quente e húmido, com médias a ultrapassar os 30ºC. À semelhança do que acontece com a região norte, a combinação de temperaturas e humidade elevadas resulta em frequentes trovoadas de Verão.

Quando Ir

A melhor época para visitar os Estados Unidos depende tanto do destino como do objectivo da visita. A Primavera (Março a Maio) e o Outono (Setembro e Outubro) são em geral períodos com temperaturas amenas e confortáveis para visitar o país.

Os meses de Verão (Junho a Agosto) são em geral quentes em todas as regiões; no entanto, as temperaturas de Inverno (Novembro a Fevereiro) apresentam uma grande variação em função da região dos Estados Unidos.

Partilhar.