Clima de Estocolmo – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A cidade de Estocolmo tem um clima continental húmido.

Apesar da latitude (59ºN), a capital sueca apresenta um clima moderado devido à influência da corrente quente do Golfo que ameniza as temperaturas, principalmente no Inverno.

Temperaturas Sazonais

As temperaturas máximas médias no Verão rondam os 21ºC e as mínimas médias variam entre 11ºC e 13ºC. Nalguns dias, podem ocorrer vagas de calor, com os termómetros a ultrapassarem os 25ºC.

A transição entre o Verão e o Outono é feita de forma abrupta, sendo que as temperaturas máximas não ultrapassam os 10ºC em finais de setembro / outubro. Na transição entre a Primavera e o Verão, passa-se de 3ºC em março para 9ºC em Abril e 16ºC em maio.

As temperaturas máximas no Inverno chegam a ser negativas, oscilando entre -1ºC e 1ºC. Já as mínimas atingem -5ºC nos meses mais frios (janeiro e fevereiro).

Precipitação

O período mais chuvoso ocorre nos meses de Verão (julho e agosto). Os meses menos chuvosos são fevereiro e março (em média 7 dias de chuva por mês).

A neve é presença habitual em Estocolmo entre meados de novembro e final de março, sendo que a quantidade de neve caída tem variações significativas de ano para ano.

Dados de precipitação e chuva em Estocolmo

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Estocolmo

Quando Ir

A melhor época para visitar Estocolmo é entre maio e setembro quando as temperaturas são mais amenas e o número de horas de sol é maior. Se viajar nos meses de Verão, é aconselhável levar guarda-chuva e um casaco impermeável, pois é nesta época do ano que chove mais.

Entre junho e agosto, acontecem diversos festivais, espectáculos de música ao ar livre e eventos por toda a cidade. Destacam-se as festividades associadas ao Solstício de Verão, o mais longo dia do ano. Na Suécia, celebra-se a véspera do Solstício de Verão, feriado nacional, sempre a uma sexta-feira entre 19 e 25 de junho.