Clima das Filipinas – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima das Filipinas é tropical marítimo, caracterizado por ser quente e húmido. Distinguem-se duas estações, a seca e a chuvosa, com base na quantidade de precipitação, embora nalgumas regiões do país chova ao longo de todo o ano.

Localizado próximo da linha do equador, o país é afectado por monções. Os seus nomes são provenientes da mitologia filipina pré-hispânica: Amihan é a monção dos ventos secos de nordeste, que traz céu limpo e temperaturas mais frescas, enquanto que Habagat é a monção de sudoeste que vem acompanhada de chuva (e tufões).

Estações nas Filipinas

A estação seca ocorre entre Novembro e Abril, durante o Amihan. Esta estação pode ser subdividida em estação fria (Novembro a Fevereiro) e estação quente (Março a Maio). No entanto, a temperatura raramente desce abaixo de 20°C ao longo do ano. Janeiro é o mês mais fresco, com uma temperatura média de 26ºC, e Maio é o mês mais quente, com temperaturas que podem chegar aos 36ºC.

A estação húmida acontece entre Junho e Outubro, durante o Habagat, a monção que traz chuva intensa. Infelizmente, a monção traz também tufões entre Julho e Setembro, podendo causar inundações com danos consideráveis, além de atrasar voos.

Dados de temperatura e precipitação em Manila

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Manila

A temperatura da água do mar é elevada ao longo de todo o ano, com valores superiores a 25ºC.

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar as Filipinas é na estação seca do Amihan (Novembro a Abril), com menos chuva e temperaturas ligeiramente mais frescas em Janeiro e Fevereiro.

Este período corresponde à época alta, com excelentes condições para descobrir as melhores atrações das Filipinas. O único cuidado a ter é com o sol intenso e a radiação ultravioleta, em especial entre Março e Maio.

Pelo contrário, a estação chuvosa é de evitar, em especial na época dos tufões (Julho a Setembro). Se visitar as Filipinas neste período, deve vir preparado para a chuva.