Clima da Finlândia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Finlândia é continental, influenciado pela localização geográfica do país, entre as latitudes 60ºN e 70ºN, sendo mais frio na região norte da Lapónia e mais ameno nas regiões costeiras do sul, nomeadamente em Helsínquia, a capital da Finlândia.

O Verão tem uma duração curta, entre Junho e Agosto, mas com dias longos, vividos intensamente pelos finlandeses, que, durante estes meses, aproveitam ao máximo os festivais de Verão e a vida ao ar livre. Nesta estação, as temperaturas variam entre 15ºC e 32ºC. As mudanças repentinas são uma característica do clima da Finlândia nesta estação – sol de manhã e chuva à tarde.

Nos meses de Junho e Julho, na Lapónia, o sol nunca se põe, enquanto que no sul do país não existe noite verdadeiramente mas apenas algumas horas de lusco-fusco. É por esta razão que a Finlândia é conhecida como a terra do sol da meia-noite.

Se o Verão dura pouco na Finlândia, a Primavera e o Outono são estações ainda mais curtas. A Primavera é a estação que mais depende da região que se está a visitar: enquanto nas regiões do norte se pode esquiar em Abril, nas regiões do sul os dias estão a ficar mais quentes e a neve já está a derreter, com as temperaturas a oscilar entre 0ºC e 15ºC.

O Outono é conhecido como ruska, a estação das cores outonais. Os vermelhos, castanhos e amarelos da queda das folhas são especialmente belos na Lapónia, sendo Setembro o mês favorito para as caminhadas nesta região. As temperaturas entre Setembro e Outubro variam entre 2ºC e 15ºC.

A mudança do Outono para o Inverno, a estação mais longa, ocorre bruscamente a partir de meados de Novembro, graças às massas de ar frio provenientes do oceano Ártico. O Natal marca, em geral, o início da neve permanente, que pode durar até Maio na região da Lapónia. No Inverno, as temperaturas no território variam entre -30ºC e 0ºC. Na capital finlandesa, Fevereiro é o mês mais frio com temperaturas médias entre -2ºC e -8ºC.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Helsínquia

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar a Finlândia é no fim da Primavera e no Verão (Maio a Setembro). Os meses de Verão apresentam em geral alguma pluviosidade, pelo que é aconselhável levar guarda-chuva e impermeável na bagagem.

Entre Junho e Julho, pode aproveitar o sol da meia-noite. A partir de Setembro e até Março, as noites mais escuras permitem observar as auroras boreais. Na prática, conseguir vê-las requer céu limpo e um pouco de sorte. As hipóteses aumentam se visitar as regiões mais a norte do território finlandês.