Clima de Florianópolis – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, e um destino de praia cada vez mais popular no Brasil.

O clima de Florianópolis é subtropical húmido, com as estações relativamente bem definidas. Os Verões são quentes e os Invernos são amenos, por vezes considerados frios para os padrões brasileiros.

A humidade relativa é quase sempre superior a 80%, e a precipitação é abundante durante todo o ano.

Temperaturas Sazonais

Localizado no litoral sul do Brasil, o estado de Santa Catarina sofre a influência de ventos provenientes do oceano que amenizam as temperaturas.

Nos meses de Janeiro a Março, que correspondem ao Verão no Hemisfério Sul, as temperaturas médias oscilam entre 21ºC e 28ºC. Nos meses de Inverno, entre Junho e Setembro, as temperaturas médias variam entre 13ºC e 21ºC.

Precipitação

A chuva é significativa e está distribuída ao longo do ano. Não existe uma estação seca, e o Verão é a estação do ano mais chuvosa, nomeadamente entre Janeiro e Março, com médias mensais acima de 170 mm. Os meses com menor precipitação ocorrem entre Abril e Agosto.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Florianópolis

Quando Ir

A melhor época para visitar Florianópolis é no Outono, entre meados de Março e meados de Maio, quando a chuva é menos abundante e as temperaturas ainda convidam a banhos.

Se escolher os meses de época alta (Dezembro a Março) para conhecer este destino, tenha em atenção que na passagem de ano e no Carnaval os preços dos hotéis e dos pacotes de férias são mais elevados do que no resto do ano. Procure fazer as reservas com a maior antecedência possível.