Clima de França – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de França é temperado, com quatro zonas climáticas distintas.

Na região oeste, que se estende da Flandres ao País Basco, predomina o clima oceânico, com chuva regular ao longo do ano e temperaturas relativamente moderadas.

Em Nantes, por exemplo, a temperatura média no Verão varia entre 12ºC e 25ºC, enquanto que no Inverno a temperatura média máxima não ultrapassa os 10ºC.

As temperaturas médias em Paris não variam muito em relação às de Nantes, mas o clima tende a ser mais chuvoso. Nalguns períodos do Verão podem ocorrer vagas de calor, com os termómetros a ultrapassarem os 32ºC.

Na região centro e leste, o clima é continental, com Invernos rigorosos e Verões quentes.

O clima mediterrâneo predomina na região sudeste, com muitos dias de sol, calor no Verão, e alguma precipitação entre Outubro e Abril.

Em Nice, por exemplo, os valores máximos médios no Verão situam-se entre 24ºC e 28ºC, registando-se temperaturas amenas no Inverno, com valores máximos médios que oscilam entre 13ºC e 15ºC.

O clima alpino (ou de montanha) encontra-se nas regiões a mais de 600-800 metros de altitude, sendo caracterizado por chuva abundante e neve no Inverno, entre Dezembro e Março.

Dados de precipitação e temperatura em Paris

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Paris

Quando Ir

França pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, dependendo da região, existem períodos ideais.

A melhor época para visitar a região oeste é entre Abril e meados de Outubro quando as temperaturas são mais amenas e a precipitação é um pouco menor. É também este o período ideal para visitar o sul de França e aproveitar as praias da riviera francesa.

Se vai viajar nos meses de época alta (Verão, Natal e Ano Novo) para os principais destinos de França, é aconselhável fazer a reserva das passagens aéreas e do hotel com pelo menos 60 dias de antecedência em relação à data da partida para obter os melhores preços.