Clima da Grécia: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Grécia é tipicamente mediterrâneo. Os meses de Verão são quentes e secos e os meses de Inverno são moderados e relativamente chuvosos.

Durante o Verão, as temperaturas máximas são superiores a 30ºC e os valores médios oscilam entre 28ºC e 32ºC. Em alguns períodos, as regiões litorais são influenciadas pelas brisas marítimas que amenizam os valores extremos de temperatura.

A precipitação ocorre principalmente no Outono, entre outubro e dezembro. Os meses de Inverno também são chuvosos, sendo que nas regiões do interior as temperaturas podem ser inferiores a 10ºC.

O clima de Atenas também tem um clima tipicamente mediterrâneo. No entanto, a capital grega é influenciada pelas montanhas em redor que impedem os ventos de chegar à cidade.

Este facto faz com que os valores de temperatura sejam mais extremos no Verão (mais quente) e no Inverno (mais frio).

Dados de temperaturas e precipitação na Grécia.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Atenas.

Quando Ir

A melhor época para visitar a Grécia é entre abril e junho e de setembro a outubro quando as temperaturas são mais amenas.

Nestes períodos, a afluência de turistas é menor, em comparação com os meses de julho e agosto (época alta), sendo possível encontrar preços mais baixos no alojamento.

Os meses de julho e agosto apresentam temperaturas muito elevadas e as atividades ao ar livre são desaconselhadas.

Apesar destes constrangimentos, este é o período de maior afluência de turistas, principalmente para as ilhas gregas mais conhecidas como Creta, Mykonos, Rhodes e Santorini.

Os meses de Outono e da Primavera, quando as temperaturas são mais aprazíveis (cerca de 24ºC / 25ºC), são os melhores para visitar Atenas.