Clima da Guatemala – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

A Guatemala tem um clima tropical, mas com variações regionais em função da altitude.

De um modo geral, o clima é quente e húmido na costa do Pacífico e na planície de El Petén, temperado nas terras altas que incluem a Cidade da Guatemala, Antigua, Coban e a região do lago de Atitlan, e fresco nas regiões montanhosas do leste do país, onde se situa Quetzaltenango.

Em vez de Verão e Inverno, a Guatemala tem uma estação seca, que ocorre entre Novembro e Maio, e uma estação das chuvas, ou húmida, que se estende de meados de Maio a Outubro.

No entanto, a estação húmida na Guatemala não significa chuva contínua; em geral, o sol brilha durante uma parte do dia, e a chuva ocorre tipicamente à tarde e ao início da noite.

A Cidade da Guatemala, localizada a uma altitude elevada (1.500 metros), regista temperaturas primaveris ao longo de todo o ano, que variam entre 22ºC e 28ºC durante o dia e entre 12ºC e 17ºC durante a noite. Abril é o mês mais quente na capital, e Setembro o mais chuvoso.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica da Cidade de Guatemala

A localização do país entre o mar das Caraíbas e o oceano Pacífico torna-o susceptível a tempestades tropicais e furacões durante a estação das chuvas. Contudo, o território da Guatemala raramente é atingido de forma directa por estes fenómenos, que tipicamente assumem a forma de chuva forte e inundações com a duração de dois ou três dias.

Quando Ir

Com temperaturas agradáveis ao longo de todo o ano, e uma estação das chuvas que não impede a realização de actividades, não se pode propriamente identificar a melhor época para visitar a Guatemala. Existem, no entanto, períodos com condições climáticas mais favoráveis.

Entre Novembro e Fevereiro, os dias são em geral solarengos e a precipitação é praticamente inexistente, o que permite apreciar a beleza das montanhas e dos vulcões da Guatemala. Pelo contrário, entre Março e o início da estação das chuvas (meados de Maio), os dias tendem a ser nebulosos e com pouca visibilidade, pelo que possivelmente esta será a pior época para visitar as atrações deste país da América Central.

Partilhar.