Clima de Havana – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Havana está localizada na região oriental da costa norte de Cuba.

Tal como o restante território, o clima de Havana é tropical com duas estações diferenciadas: a estação seca e a estação das chuvas.

Temperaturas Sazonais

A estação seca ocorre entre novembro e abril. Neste período, as temperaturas mínimas médias variam entre 19ºC e 20ºC e as temperaturas máximas médias oscilam entre 26ºC e 29ºC. Apesar de exposta a massas de ar frio provenientes dos Estados Unidos nos meses de Inverno (dezembro a março), a temperatura em Havana raramente desce abaixo dos 10ºC.

A estação das chuvas começa em maio e termina em meados de novembro. Nesta época do ano, a humidade relativa é superior a 75%. As temperaturas máximas médias variam entre 29ºC e 32ºC, sendo que os meses mais quentes são julho e agosto.

Precipitação

Os meses mais chuvosos são junho e outubro (em média chove 7 a 10 dias por mês), e os meses mais secos são entre dezembro e abril. A precipitação média anual é de 1.200 mm

Dados de precipitação e temperatura em Havana

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Havana

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Havana é durante os meses da estação seca, ou seja, entre novembro e abril, quando as temperaturas são mais moderadas e a humidade é menor. Os dias são normalmente de céu limpo, com chuva pouco frequente.

O período entre junho e setembro deve ser evitado devido à precipitação intensa e à probabilidade de ocorrência de furacões.