Clima de Hong Kong e Macau – Quando ir

0

O clima de Hong Kong e de Macau é subtropical com quatro estações distintas.

Os meses de Inverno e de Outono são relativamente secos e com temperaturas amenas. A Primavera apresenta um estado do tempo instável e o Verão é marcado por temperaturas superiores a 30 graus e chuva abundante.

O estado do tempo de Hong Kong e Macau é influenciado pelas monções de nordeste e pelas monções de sudoeste provenientes do oceano.

No Verão, as temperaturas são muito elevadas com valores máximos médios que variam entre 30 e 32 graus, sendo que as mínimas não baixam dos 26 graus. Estas temperaturas, conjugadas com a humidade elevada e a precipitação intensa, fazem com o ambiente se torne muito quente, abafado e “pegajoso”.

No Inverno, as temperaturas são mais moderadas com valores máximos médios entre 19 e 22 graus e mínimas que oscilam entre 16 e 19 graus. Entre novembro e janeiro chove pouco (em média 5 dias por mês).

A época do ano em que chove mais é entre maio e setembro com 18 de dias de precipitação por mês. A humidade relativa é quase sempre superior a 75% ao longo do ano.

Dados de precipitação e temperatura em Hong Kong

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Hong Kong

Quando Ir

A melhor época para visitar Hong Kong e Macau é entre novembro e março quando as temperaturas são mais agradáveis (médias entre 16 e 22 graus), a humidade relativa é um pouco mais baixa, e a chuva é pouco frequente.

O período entre maio e setembro é de evitar. Os dias são muito abafados com níveis de humidade e precipitação muito elevados.

Tanto em Hong Kong como em Macau, a poluição atmosférica é um problema grave que se tende a agravar nos meses mais quentes e húmidos.

Partilhar.