Clima de Inglaterra – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de Inglaterra é temperado oceânico, com Invernos moderadamente frios, embora húmidos, e Verões relativamente quentes.

O território está sujeito a mudanças repentinas no clima, devido à influência do oceano Atlântico – donde a necessidade de andar sempre prevenido com um guarda-chuva.

No Inverno, a temperatura em geral não desce abaixo de 0ºC. Janeiro e Fevereiro são os meses mais frios, com temperaturas que oscilam entre 1ºC e 7ºC.

No Verão, a temperatura máxima habitualmente não ultrapassa 32ºC. Julho é o mês mais quente, com temperaturas a variar entre 12ºC e 21ºC.

Os meses das estações intermédias (Maio, Junho, Setembro e Outubro) têm temperaturas amenas que oscilam entre 7ºC e 18ºC.

A chuva tem uma distribuição regular ao longo do ano. Dependendo da região, pode nevar no Inverno. Contudo, em grande parte do território, nomeadamente no sul de Inglaterra, a ocorrência de neve é rara.

Dados de precipitação e temperatura em Londres

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Londres

Saber mais
Clima de Londres

Quando Ir

Inglaterra pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, a Primavera e o Verão (Abril a Setembro) são possivelmente as estações ideais para conhecer o país, já que as temperaturas são mais agradáveis.

Nos meses de Verão, as estâncias balneares e as cidades mais conhecidas, como Cambridge, Oxford, Bath ou York, podem estar lotadas. Por outro lado, nas épocas do Natal e do Ano Novo, os preços dos hotéis e das passagens aéreas, em especial para Londres, ficam inflacionados. Se pretende viajar nestes períodos, deve fazer a reserva da viagem com a maior antecedência possível para garantir os melhores preços.