Clima da Irlanda – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Irlanda pode ser definido como temperado oceânico, o que significa precipitação abundante ao longo do ano e ausência de temperaturas extremas.

Os meses de Verão e de Inverno possuem temperaturas amenas em comparação com outros territórios à mesma latitude, o que se deve à acção moderadora do oceano e das correntes do Atlântico Norte.

A chuva está presente todo o ano, sendo que a costa oeste recebe quatro vezes mais chuva do que a costa leste (em média 225 dias de chuva por ano em contraste com 151 dias na costa leste).

Os meses mais chuvosos são Dezembro e Janeiro, enquanto que o mês de Junho é aquele que apresenta quantitativos menores de precipitação.

As temperaturas médias no Verão variam entre 13ºC e 20ºC e os valores mínimos raramente baixam dos 10ºC. Os meses mais quentes são Julho e Agosto, com temperaturas médias diurnas de 20ºC.

No Inverno, as temperaturas máximas variam entre 8ºC e 10ºC e as mínimas entre 2ºC e 4ºC. Os meses mais frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro.

Dados de temperatura e chuva em Dublin

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Dublin

Quando Ir

Genericamente, a Irlanda pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, o período ideal acaba por ser entre Maio e Setembro quando as temperaturas médias são mais elevadas e o número de horas de luz solar é maior.

O guarda-chuva e roupa impermeável são peças obrigatórias para levar na bagagem, independentemente da estação do ano.

Se vai viajar para a capital irlandesa, conheça mais pormenores sobre o clima de Dublin.