Clima da Islândia: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima da Islândia é classificado como oceânico subpolar. Os meses de Verão são frescos e curtos e os meses de Inverno são considerados como suaves.

Em termos gerais, a Islândia tem um clima ameno, apesar de se encontrar a uma latitude elevada e próxima do Circulo Polar Ártico. Este facto deve-se à acção moderadora do Oceano, nomeadamente à corrente quente do Golfo, que ameniza as temperaturas do ar e contribui para que o Inverno seja menos rigoroso em comparação com outros locais situados à mesma latitude.

A chuva está presente o ano inteiro e a quantidade de precipitação é constante ao longo dos 12 meses do ano. O mês mais chuvoso é dezembro e o mês de junho é aquele em que chove menos.

A temperatura média anual em Reiquiavique é de 6ºC. Os meses com as temperaturas mais elevadas são julho e agosto com temperaturas máximas médias de 15ºC e mínimas médias de 9ºC.

Os meses mais frios são janeiro e fevereiro com valores médios diários entre 0ºC e 1ºC. As temperaturas máximas no Inverno raramente ultrapassam os 4ºC.

Dados de temperaturas e chuvas na Islândia

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Reiquiavique

Quando Ir

A melhor época para visitar a Islândia é no Verão, ou seja entre junho e agosto, quando os dias são mais longos e as temperaturas são relativamente suportáveis com médias diárias entre 10ºC e 13ºC.

A Islândia tem uma época alta muito limitada que vai de junho a agosto. É neste período do ano que o país recebe mais turistas e os preços dos hotéis e das passagens aéreas costumam ter mais elevados do que no resto do ano.

Se quiser viajar neste período, é aconselhável fazer a reserva dos voos e dos quartos de hotel com pelo menos dois meses de antecedência.

Setembro e maio também podem ser uma boa opção para visitar a Islândia. Nestes meses, as temperaturas ainda não demasiado baixas, há menos turistas, e os preços do alojamento e das viagens de avião são menores.

No Verão ainda pode assistir ao sol da meia-noite.

Partilhar.