O clima da Islândia é oceânico subpolar, o que significa que os Verões são frescos e curtos e os Invernos são suaves tendo em conta a proximidade ao Círculo Polar Árctico.
Na verdade, apesar de se encontrar a uma latitude elevada, a Islândia tem um clima relativamente ameno.
Este facto deve-se à acção moderadora do oceano, nomeadamente à corrente quente do Golfo, que ameniza as temperaturas do ar e contribui para Invernos menos rigorosos.
Temperaturas e Precipitação
A temperatura média anual em Reiquiavique é de 6ºC. As temperaturas mais elevadas ocorrem em Julho e Agosto, oscilando em média entre 9ºC e 15ºC.
Os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro, com valores médios diários a rondar 0ºC. As temperaturas máximas no Inverno raramente ultrapassam os 4ºC.
A chuva está presente o ano inteiro e a quantidade de precipitação é relativamente constante. Em média, Dezembro é o mês mais chuvoso, sendo Junho aquele em que chove menos.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Reiquiavique
Quando Ir
A melhor época para visitar a Islândia é no Verão, ou seja, entre Junho e Agosto, quando os dias são longos (ou intermináveis durante o sol da meia-noite) e as temperaturas são relativamente suportáveis.
No entanto, é neste período que este destino, cada vez mais popular, recebe enchentes turistas e os preços dos hotéis e das passagens aéreas costumam ter preços mais elevados.
Como tal, se quiser viajar na época alta, é aconselhável fazer a reserva dos voos e dos hotéis com pelo menos dois meses de antecedência.
Setembro e Maio também podem ser uma boa opção para visitar a Islândia. Nestes meses, as temperaturas não são demasiado baixas, há menos turistas, e os preços do alojamento e das viagens de avião são mais convidativos.