Clima de Israel – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Israel é um país relativamente pequeno mas com uma diversidade climática significativa.

A costa do país, onde se localiza Telavive, apresenta um clima mediterrânico, com Invernos frescos e chuvosos e Verões quentes, secos e prolongados no tempo. O restante território caracteriza-se por um clima árido (a sul e leste) ou semi-árido (a norte).

Nos meses da Primavera (Março a Maio) e do Outono (Setembro e Novembro), a precipitação em Israel é reduzida e as temperaturas são agradáveis, em média 20ºC na região centro do país, podendo ser um pouco mais elevadas no sul e na região da Galileia a norte.

O Inverno em Israel tende a ser moderado, embora sejam frequentes as tempestades nas regiões costeiras entre Dezembro e Janeiro. Por vezes, neva em Jerusalém e na Galileia.

No Verão, a temperatura média máxima no centro do país ultrapassa 30ºC, e aproxima-se de 40ºC no sul e na Galileia.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Telavive

Quando Ir

Israel é um país que pode ser visitado ao longo de todo o ano. No entanto, os melhores meses são os das estações intermédias da Primavera e do Outono quando as temperaturas são mais agradáveis.

Se visitar Israel nos meses de Verão, não deve esquecer de incluir o protector solar e o chapéu na bagagem.

Para além do clima, há outros factores a considerar numa visita a Israel. Setembro e Outubro são os meses mais importantes do calendário judaico, com as celebrações do ano novo (Rosh Hashanah) e do dia do Perdão (Yom Kippur). Abril é o mês da Páscoa judaica (Pessach), que varia de ano para ano. Durante as celebrações religiosas, não é recomendável visitar Israel, já que o país se encontra praticamente paralisado (os transportes públicos não funcionam, por exemplo) e recebe uma enchente de turistas judeus.