Clima de Istambul – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Localizada entre o Oriente e o Ocidente, a cidade de Istambul tem um clima mediterrâneo com influência oceânica devido à proximidade do mar Negro.

O Verão é quente e, apesar de ser a estação mais seca, por vezes chove de forma intensa e repentina. O Inverno é caracterizado por dias frios. Pode nevar nos meses de janeiro e fevereiro.

Temperaturas Sazonais

Nas estações intermédias da Primavera e do Outono, as temperaturas são moderadas, mas o clima é variável, combinando dias quentes e frios. As noites, contudo, são quase sempre frias.

No período mais quente do ano, as temperaturas máximas médias variam entre 28ºC e 30ºC nos meses de julho e agosto. Já os valores mais baixos de temperatura ocorrem nos meses de janeiro e fevereiro, com os termómetros a apresentarem valores entre 8ºC e 11ºC.

Precipitação

A distribuição das chuvas é relativamente regular. Os meses mais chuvosos são novembro e dezembro, e os meses de Verão (junho a setembro) são aqueles em que chove menos.

Quando ir a Istambul

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Istambul

Quando Ir

A melhor época para visitar Istambul é na Primavera (entre abril e meados de junho), e no Outono (setembro e outubro) quando o céu está normalmente limpo, e as temperaturas são mais amenas.

Nesta época do ano a afluência de turistas é menor do que nos meses de época alta (julho e agosto), sendo possível visitar os principais pontos turísticos sem grandes períodos de espera nas filas.

Os meses de julho e agosto são de evitar, tanto pelas temperaturas e humidade elevadas, que dificultam os passeios e as atividades ao ar livre, como pelos preços de alojamento que são superiores aos restantes meses.