Clima de Itália – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A Itália tem um clima predominantemente mediterrâneo. Os meses de Verão são normalmente quentes e secos, e os meses de Inverno húmidos e chuvosos.

No entanto, devido à geografia do país, é possível distinguir diversos microclimas regionais, que são influenciados pela distância à costa e pela altitude.

Norte de Itália

O norte de Itália (Milão, Veneza, Verona, Turim e Bolonha), predominantemente montanhoso, caracteriza-se por ter um Inverno frio e chuvoso. As temperaturas máximas médias não ultrapassam aos 14ºC e as mínimas podem chegar a valores negativos, nomeadamente nos meses mais frios (Janeiro e Fevereiro). No Verão, as temperaturas máximas variam entre 25ºC e 28ºC e as mínimas entre 15ºC e 18ºC, sendo frequente a ocorrência de trovoadas.

Centro de Itália – Toscânia

Na região da Toscânia, os meses de Inverno são frios. As temperaturas máximas variam entre 7ºC e 10ºC e mínimas entre 2ºC e 5ºC. Em alguns períodos, as temperaturas podem ser negativas, com queda de neve. Os meses de Verão caracterizam-se por serem muito quentes, com valores máximos entre 28ºC e 32ºC, nomeadamente em Julho e Agosto.

Saber mais
Clima de Florença

Sul de Florença

A sul de Florença (Palermo, Nápoles e Roma), os meses de Verão são quentes e secos, com temperaturas máximas superiores a 26ºC, e os meses de Inverno apresentam temperaturas amenas. O período mais chuvoso ocorre no Outono (Outubro e Novembro).

Saber mais
Clima de Roma

Quando Ir

O país pode ser visitado em qualquer época do ano. O período ideal para visitar o sul de Itália, e as regiões junto à costa, é entre Junho e Setembro.

Para visitar as cidades mais turísticas do país como Roma, Florença ou Veneza, opte pelas estações intermédias da Primavera e do Outono, quando as temperaturas são mais amenas e os preços dos hotéis, voos e pacotes de férias são mais em conta. Para praticar desportos de neve nos Alpes, o melhor período para viajar é entre Dezembro e Março.