Clima da Jamaica: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Jamaica é tropical com pequenas oscilações de temperatura e humidade ao longo do ano.

O clima é influenciado pelos ventos alísios provenientes de nordeste e pela ação moderadora do oceano.

No litoral, onde estão concentrados a maioria dos resorts, as temperaturas médias variam entre 22ºC e 30ºC, sendo que nas regiões do interior as temperaturas são ligeiramente mais baixas.

A estação chuvosa ocorre entre maio e outubro. As chuvas são concentradas e pouco prolongadas no tempo.

Os meses mais quentes são julho e agosto com temperaturas máximas médias em torno dos 32ºC e valores mínimos de 23ºC.

A estação seca ocorre entre dezembro e abril com valores de precipitação reduzidos. Os meses com as temperaturas um pouco mais baixas são janeiro e fevereiro com valores médios de 30ºC, pelo que se constata que praticamente não existem diferenças de temperatura entre a estação seca e a estação chuvosa.

A humidade ao longo do ano é elevada (entre 70% e 80%). Os níveis de humidade são mais elevados durante a manhã. À tarde, os valores de humidade baixam um pouco devido às brisas marítimas.

A época dos furacões ocorre entre junho e novembro. O território da Jamaica é frequentemente atingido por este tipo de fenómenos meteorológicos provenientes de leste e sudeste.

A temperatura da água do mar varia entre 26ºC, entre janeiro e março, e 30ºC nos meses de julho e agosto.

Melhor época para visitar a Jamaica

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Montego Bay (Jamaica)

Quando Ir

Do ponto de vista climático, a melhor época para visitar a Jamaica é durante a estação seca, ou seja, entre dezembro e abril.

Nesta época do ano as temperaturas são mais amenas e a chuva é menor. Este período é considerado como época alta e, por isso, as taxas de ocupação dos resorts é elevada.

Para visitar a Jamaica durante a estação seca é aconselhável fazer a reserva dos pacotes de férias com algum tempo de antecedência.