Clima do Japão – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima do Japão caracteriza-se por ter quatro estações distintas com diferenciações em termos de temperatura, precipitação e humidade relativa.

Atendendo à dimensão do território e à localização geográfica do país, identificam-se vários tipos de clima com características específicas a nível regional.

No norte do Japão, nomeadamente na região de Hokkaido o clima é subártico. O Inverno caracteriza-se por ser muito frio e prolongado no tempo com nevões frequentes devido à influência das massas de ar continentais provenientes da Sibéria. Os meses de Verão são relativamente amenos.

Na região central do país, os meses de Verão são quentes e húmidos com precipitação abundante, enquanto que o Inverno apresenta temperaturas moderadas.

No sul, o clima é temperado marítimo com uma distribuição regular da precipitação ao longo do ano. Os meses de Verão são húmidos e os Invernos são suaves.

O Japão é afectado pelo regime das monções com precipitações intensas durante uma parte do ano. No sul do país (região de Okinawa) a estação chuvosa é mais prolongada, estendendo-se de maio a outubro, enquanto que nas outras regiões do Japão, a estação das chuvas ocorre entre junho e setembro. Esta época do ano concentra cerca de 70% da precipitação anual.

Refira-se ainda que entre julho e outubro existe a probabilidade de ocorrência de tufões, principalmente nos meses de agosto e setembro.

Dados de temperatura e precipitação de Quioto

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Quioto

Quando Ir

As melhores épocas do ano para visitar o Japão são a Primavera (final de março a maio) e o Outono (outubro e novembro). Nos meses de Primavera poderá admirar as cerejeiras em flor e nos meses de Outono as folhas das árvores começam a cair e os parques e jardins têm uma coloração multicolor que varia entre o amarelo e o vermelho.

Se viajar nestas épocas do ano e, em especial na primeira semana de maio, é aconselhável fazer a reserva do hotel com a maior a maior antecedência possível, para garantir os melhores preços de alojamento.