Clima de Kuala Lumpur – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de Kuala Lumpur é equatorial, quente e húmido ao longo de todo o ano. Apesar de ter duas estações, a seca e a chuvosa, na capital da Malásia chove praticamente todos os dias ao longo do ano.

Protegida a oriente pelas montanhas Titiwangsa e a ocidente pela ilha de Sumatra da Indonésia, a capital da Malásia é afectada de forma moderada pela monção de sudoeste, que se faz sentir na capital nos meses de Março e Abril, e de forma um mais intensa pela monção de nordeste entre Outubro e Março.

Os meses de Junho e Julho são considerados os mais secos, mas ainda assim não há como escapar a 131mm de precipitação média.

A temperatura é constante ao longo das estações. A máxima ronda em geral 32ºC, e nunca excede 38ºC, enquanto que a temperatura mínima é em geral de 24ºC, nunca descendo abaixo de 14ºC.

Por vezes, durante a estação seca (Junho a Setembro), o fumo dos incêndios na vizinha ilha de Sumatra cobrem Kuala Lumpur de neblina, e são uma fonte de poluição da cidade, juntamente com as emissões dos veículos automóveis e das indústrias.

Dados de precipitação e temperatura em Kuala Lumpur

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Kuala Lumpur

Quando Ir

Kuala Lumpur pode ser visitada em qualquer época do ano, já que as monções atingem a cidade de forma moderada, e a temperatura é constante em todas as estações. Contudo, no momento de decidir, deve levar em conta que as duas monções que atingem a Malásia peninsular de forma distinta.

Entre Novembro e Fevereiro, a costa oriental do país é fortemente atingida pela monção de nordeste. Neste período, Kuala Lumpur apresenta uma precipitação considerável, que tende a estender-se até Abril, apesar de a cidade estar protegida pela cadeia montanhosa que naturalmente divide ao meio a Malásia peninsular.

O clima mais estável ocorre nos meses entre Maio e Julho, durante os quais a Malásia apresenta um clima relativamente seco, com céu azul, sendo esta a melhor época para visitar Kuala Lumpur.