Clima da Letónia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

A Letónia tem um clima temperado, com quatro estações bem definidas. Nas regiões costeiras deste país báltico, os Verões são mais frescos e os Invernos mais amenos do que nas regiões localizadas a leste, que têm um clima mais continental.

O Inverno na Letónia ocorre entre meados de Dezembro e meados de Março, com temperaturas entre +5ºC e -30ºC, sendo a temperatura média de -6ºC. Nesta estação, o país encontra-se sob um manto de neve, os dias são em geral luminosos mas curtos, e são comuns as tempestades que trazem muito vento e queda de neve.

O Verão, entre Junho e Agosto, é relativamente curto, e caracteriza-se por dias quentes e soalheiros, com noites frescas, e alguns aguaceiros. A temperatura média ronda 19ºC, podendo nalguns dias atingir 30ºC. Os meses de Julho a Setembro são os mais pluviosos. As trovoadas são comuns, em especial na segunda metade do Verão.

A Primavera e o Outono são estações com temperaturas amenas. Na Primavera, a temperatura oscila entre 0ºC e 15ºC, enquanto que no Outono a variação é entre 0ºC e 10ºC no mês de Setembro, não ultrapassando os 0ºC a partir de Novembro.

Dados de precipitação e chuva em Riga

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Riga

Saber mais
Clima de Riga

Quando Ir

A melhor época para visitar a Letónia é no final da Primavera e no Verão, entre os meses de Maio e Setembro. Neste período, os dias longos convidam a actividades ao ar livre. Estes meses são ideais para visitar as praias da Letónia no resort de Jurmala, e para conhecer alguns dos festivais que acontecem um pouco por todo o país. É aconselhável levar guarda-chuva e uma peça de roupa quente, já que algumas noites podem ser frias.

A Primavera e o Outono são as estações para apreciar os parques e a natureza do território deste país báltico, com destaque para a observação das aves migratórias que sobrevoam o territória, com destaque para o cabo Kolka. No Inverno, os letões praticam várias actividades ligadas à neve e ao frio. Não sendo um país de montanhas, o esqui todo-o-terreno (cross-country skiing), a pesca no gelo, e os banhos de sauna depois de um período passado no frio, são as actividades mais populares.

Partilhar.