Clima de Lima – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

A cidade de Lima, capital do Peru, tem um clima desértico moderado com influências das correntes frias do Oceano Pacifico.

Na generalidade, as temperaturas raramente baixam dos 14ºC ou são superiores a 29ºC, distinguindo-se duas estações principais: o Verão, que ocorre entre dezembro e abril, e o Inverno entre junho e outubro. Os meses de maio e novembro são considerados meses de transição.

Os meses de Verão caracterizam-se por serem quentes e húmidos. As temperaturas máximas médias variam entre 24ºC e 27ºC e as mínimas variam entre 18ºC e 19ºC. Os dias são normalmente de céu limpo, mas com uma humidade relativa superior a 80%.

No Inverno, os dias são marcados pela nebulosidade e pela humidade elevada (superior a 85%), bem como pelos nevoeiros matinais. As temperaturas máximas médias variam entre 18ºC e 20ºC e as mínimas entre rondam os 15ºC.

Em Lima praticamente não chove devido à grande estabilidade da atmosfera originada pela combinação da corrente fria de Humboldt e à presença do anticiclone do Pacifico Sul. Normalmente, a precipitação que ocorre é sob a forma de aguaceiros fracos juntamente com a neblina matinal (localmente conhecida por camanchaca ou garua).

Dados de precipitação e temperatura em Lima

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Lima

Quando Ir

A capital do Peru pode ser visitada em qualquer época do ano. A ausência de chuva e as temperaturas moderadas, tanto no Verão como no Inverno, fazem deste destino uma ótima escolha para fazer férias de janeiro a dezembro.

No entanto, se tivermos que escolher o período ideal, a época de Verão é a melhor escolha para fazer uma visita a Lima, pois os dias são normalmente solarengos, ao contrário do Inverno, onde predominam os dias “cinzentos”.

Caso pretenda visitar Lima e Cusco e Machu Picchu, numa única viagem, é preferível viajar nos meses de Inverno (entre junho e meados de setembro).

Partilhar.