Clima de Lisboa – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima de Lisboa é mediterrânico com temperaturas amenas ao longo de todo o ano.

O clima moderado da capital portuguesa está associado à acção reguladora do Oceano Atlântico e à localização geográfica da cidade na proximidade do rio Tejo.

Janeiro

O primeiro mês do ano é o mais frio com uma temperatura mínima média de 8ºC e máxima de 15ºC. Neste período, o estado do tempo é incerto, pois tanto pode chover como pode estar sol e céu limpo.

Fevereiro

A partir de fevereiro, as temperaturas começam a aumentar e os dias vão ficando maiores (maior número de horas de luz solar). A temperatura média é de 13ºC e a mínima raramente baixa dos 9ºC.

Março

O mês de março é o momento em que começa a Primavera, as árvores começam a ter folhas e os jardins começam a florir. Nesta época do ano, a temperatura máxima média é superior a 15ºC e a mínima média ronda os 11ºC. A hora de Verão tem início no último domingo de março.

Abril

Em Abril, os dias já são maiores e as temperaturas mais elevadas. A máxima média atinge os 20ºC e a mínima raramente é inferior a 12ºC. Nesta época do ano, a chuva ainda é presença habitual, embora por curtos períodos de tempo.

Maio

Neste mês, as temperaturas máximas médias já atingem os 22ºC. Normalmente, os dias são de sol e céu limpo, embora, por vezes, possam cair alguns aguaceiros ou chuvas moderadas.

Junho

Junho é o mês do Verão, dos Santos Populares e do Solstício. Os dias são longos e as temperaturas máximas médias ultrapassam os 25ºC. A cidade está em festa e a presença de turistas já se faz notar.

Julho e Agosto

Os meses de julho e agosto são os mais quentes do ano com temperaturas máximas médias superiores a 28ºC. As mínimas raramente baixam dos 18ºC. Em alguns períodos, podem ocorrer vagas de calor com os termómetros a ultrapassarem os 35ºC em dias consecutivos.

Em geral, os dias são quentes e secos. No entanto, ao final da tarde costuma soprar um vento forte proveniente de noroeste, conhecido como “nortada”, que ameniza as temperaturas da cidade.

Setembro

A partir de setembro os dias vão ficando mais curtos e as temperaturas começam lentamente a baixar, principalmente à noite. A máxima média varia entre 26ºC / 27ºC e a mínima ronda os 18ºC.

Outubro

Em Outubro, verifica-se uma descida considerável das temperaturas (máxima de 23ºC e mínima de 15ºC) e a queda das primeiras chuvas fortes de Outono. É no último domingo do mês que se dá a mudança para o horário de Inverno.

Novembro e Dezembro

Em novembro e dezembro os dias são mais curtos e as temperaturas descem significativamente (máximas entre 15ºC e 18ºC e mínimas entre 9ºC e 12ºC). É nesta época do ano que habitualmente chove mais. A precipitação pode ser forte e prolongada no tempo.

Dados de precipitação e temperatura em Lisboa

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Lisboa

Quando Ir

A cidade de Lisboa pode ser visitada em qualquer época do ano, embora com algumas particularidades que vale a pena saber.

Assim, se viajar nos meses de época baixa (janeiro a março e novembro a dezembro) vai poder aproveitar a baixa de preço dos hotéis e dos voos, e não vai ter de esperar em filas para visitar os principais monumentos da capital portuguesa.

Os meses de transição (abril, maio, setembro e outubro) são porventura o período ideal para visitar Lisboa, pois as temperaturas são mais amenas, os dias são normalmente de céu limpo com excelentes oportunidades para realizar passeios na cidade e actividades ao ar livre. Para além disso, ainda pode aproveitar algumas promoções de passagens aéreas e alojamento que habitualmente ocorrem nestes períodos.

Os meses de época alta (junho a agosto) são o período em que a cidade recebe mais turistas e, por isso, os preços dos hotéis aumentam consideravelmente. Não são raras as filas junto dos principais monumentos de Lisboa, como a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge, o Mosteiro dos Jerónimos ou o Elevador de Santa Justa, com tempos de espera prolongados. Alguns transportes públicos turísticos, como os eléctricos 28 e 18, andam sobrelotados.
O estado do tempo nos próximos dias pode ser consultado aqui.

Partilhar.