Clima da Lituânia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

A Lituânia têm um clima que oscila entre o continental e o marítimo ao longo do Báltico, podendo ser considerado relativamente ameno para esta região do norte da Europa. As quatros estações estão bem definidas.

As regiões costeiras têm uma temperatura média de -5ºC no mês de Janeiro e de 17ºC no mês de Julho, os meses mais frio e mais quente respectivamente. No Inverno, podem ocorrer vagas de frio, com os termómetros a registarem valores entre -20ºC e -30ºC. Se existe algum tipo de certeza no clima da Lituânia é a de que os Invernos são frios e com poucas horas de sol.

No Verão, que é relativamente curto (desde meados de Junho até final de Agosto), a temperatura média durante o dia é de 20ºC. As noites são frescas, com temperaturas a rondar 14ºC. As estações intermédias da Primavera e do Outono apresentam temperaturas entre 5ºC e 15ºC.

A precipitação é reduzida e constante ao longo de todo o ano (em média 40 mm, raramente ultrapassa 80 mm), sendo um pouco mais abundante nas regiões costeiras, e nos meses de Verão. A neve cai todos os anos, podendo ocorrer entre Outubro e Abril. As tempestades são comuns nas regiões costeiras, não se verificando no interior.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Vilnius, a capital da Lituânia

Saber mais
Clima de Vilnius

Quando Ir

O final da Primavera e o Verão correspondem à melhor época para visitar a Lituânia. Apesar de serem os meses mais quentes, não são raros os dias com temperaturas frescas, sendo frequentes os aguaceiros. É por isso aconselhável levar um agasalho e guarda-chuva na bagagem numa visita à Lituânia.

A partir de meados de Setembro, as temperaturas descem muito rapidamente, apesar de o Outono, o melhor período para observação de aves, ser uma estação de uma beleza extraordinária neste país báltico. Neva ao longo de todo o Inverno, em média 14 dias em Janeiro. A Primavera é a estação em que ocorre uma explosão de cores, transformando por completo a paisagem cinzenta do Inverno.

Partilhar.