Clima de Liubliana: Quando Visitar a Capital da Eslovénia

0

A cidade de Liubliana, na Eslovénia, tem um clima oceânico com características continentais, o que se traduz em meses de Verão quentes e meses de Inverno moderadamente frios.

Os meses de julho e agosto são aqueles que apresentam as temperaturas mais elevados com valores máximos médios entre 25ºC e 27ºC. As temperaturas mínimas médias nesta época do ano variam entre 12ºC e 16ºC.

Entre junho e agosto acontecem, por vezes, vagas de calor com os termómetros a ultrapassarem os 30ºC, devido à influência das massas de ar provenientes do Mediterrâneo. Nesta época do ano também são frequentes as trovoadas que ocorrem normalmente durante a tarde.

Os meses mais frios são dezembro e janeiro com temperaturas médias entre 0ºC a 2ºC, sendo que a neve é presença habitual neste período do ano (em média 48 dias de neve durante o Inverno). Os nevoeiros são frequentes, principalmente entre setembro e dezembro.

A precipitação é regular ao longo de todo o ano. Os meses de Verão e de Outono são aqueles em que chove mais (junho a outubro).

Dados de precipitação e temperaturas em Ljubljana

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Ljubljana

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Liubliana é entra abril e outubro quando as temperaturas são mais amenas e os dias têm mais horas de luz solar.

Se viajar nos meses de Verão ou no Outono leve guarda-chuva e um casaco impermeável na bagagem, pois é provável que chova durante a sua estadia.

Partilhar.