Clima de Londres – Quando Ir e Melhor Época para Visitar

A cidade de Londres tem um clima temperado oceânico. Apesar de ter a reputação de ser uma cidade chuvosa, a verdade é que a capital britânica recebe menos chuva do que, por exemplo, Roma ou Nova Iorque.

Os meses de verão caracterizam-se por serem relativamente amenos, embora, por vezes, existam vagas de calor com temperaturas acima da média durante vários dias. A temperatura máxima média varia entre 21ºC e 24ºC e a temperatura mínima média entre 12ºC e 14ºC. Os meses de julho e agosto são os mais quentes.

O Inverno é frio e húmido com variações térmicas pouco acentuadas. A temperatura máxima média varia entre 8ºC e 11ºC enquanto que a mínima varia entre 2ºC e 4ºC.

A chuva está presente o ano inteiro com uma distribuição regular ao longo dos 12 meses do ano. O período mais chuvoso ocorre entre outubro e janeiro, sendo que em média chove cerca de 11 dias por mês.

Dados de precipitação e temperatura em Londres

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Londres

Quando Ir

Londres é daqueles destinos que pode ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, se tivermos que escolher a época ideal, a Primavera é o período de eleição. Entre meados de março e maio, as temperaturas são relativamente amenas e os parques e os jardins floridos ganham um encanto especial.

Os meses de Verão e as épocas de Natal e do Ano Novo são consideradas como época alta e, por isso, os preços dos hotéis e das passagens aéreas ficam inflacionados. Se pretender viajar nestes períodos é aconselhável fazer a reserva da viagem com a maior antecedência possível para garantir preços mais em conta.