Clima de Maceió – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de Maceió é tropical, com poucas variações de temperatura ao longo do ano. A principal variável do clima da capital do estado de Alagoas é a precipitação.

Temperaturas Sazonais

A temperatura mínima média varia entre 20ºC em agosto e 23ºC em fevereiro e março. Já as temperaturas máximas médias variam entre 27ºC em julho e 30ºC de novembro a abril.

Nos meses de Verão (dezembro a março), os termómetros podem ultrapassar os 40ºC. No entanto, as vagas de calor são pouco frequentes, já que normalmente sopra uma brisa proveniente do oceano que ameniza o ambiente e a sensação de calor intenso.

Precipitação

A chuva está presente o ano inteiro, sendo que o período mais chuvoso ocorre entre março e agosto, com 22 a 24 dias de chuva por mês. O mês mais seco é novembro, com 6 dias de chuva em média.

A humidade relativa é superior a 80% durante todo o ano, sendo que os valores máximos (superior a 85%) ocorrem nos meses de maio, junho e julho.

Dados de temperatura e chuva em Maceió.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Maceió.

Quando Ir

A cidade de Maceió pode ser visitada ao longo de todo o ano. É um destino de sol e praia por excelência, que oferece temperaturas elevadas durante os 12 meses.

Se não gosta de chuva, evite fazer a visita no período entre abril e julho, época do ano em que chove mais.

O período entre dezembro e fevereiro corresponde à época alta e, por isso, os preços dos pacotes de férias e do alojamento são mais elevados do que no resto do ano. Para viajar nesta época, é aconselhável fazer as reservas com alguns meses de antecedência.