Clima da Madeira – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A ilha da Madeira tem um clima subtropical com variações de temperatura pouco significativas ao longo do ano. O estado do tempo é determinado principalmente pelo anticiclone dos Açores.

As temperaturas máximas médias no Verão variam entre 23ºC e 26ºC e as mínimas médias oscilam entre 18ºC e 20ºC. O período mais quente do ano ocorre entre julho e setembro com valores médios acima dos 22ºC.

No Inverno, as temperaturas mínimas médias raramente baixam dos 13ºC e as máximas situam-se nos 19ºC / 20ºC.

O Outono e o Inverno são as estações do ano mais chuvosas, sendo que os meses de outubro, novembro e dezembro são aqueles que recebem maiores quantitativos de precipitação. No Verão a ocorrência de chuva é residual (em média com 2 dias de chuva).

Os valores médios de precipitação são mais elevados na costa Norte do que na costa Sul e nas áreas de maior altitude.

A nebulosidade é maior nos meses de Outono e Inverno (entre outubro e março) e menores nos meses de Verão.

A temperatura da água do mar varia entre 26ºC no Verão (final de agosto e setembro) e 17ºC (em fevereiro e março).

Dados de precipitação e chuvas na Madeira

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica da Madeira

Quando Ir à Madeira

As temperaturas amenas e as fracas amplitudes térmicas com poucas variações sazonais fazem com que a ilha da Madeira possa ser visitada o ano inteiro.

No entanto, se tivermos que escolher um período ideal, a melhor época para visitar é entre março e setembro quando as temperaturas médias variam entre 17ºC e 23ºC e a precipitação é menor.

Nos períodos de época alta, como os meses de Verão e a passagem de ano, é aconselhável fazer a reserva dos hotéis com a maior antecedência possível para garantir os preços mais baixos. Se está à procura de alojamento fique a conhecer quais são os melhores hotéis da Madeira.