Clima da Malásia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Localizada próximo do Equador, a Malásia tem um clima tipicamente equatorial: húmido e quente ao longo de todo o ano. As temperaturas oscilam entre 20ºC e 30ºC, com uma humidade constante na ordem dos 90%.

O país encontra-se sob a influência de duas monções anuais. A monção de sudoeste é moderada, fazendo sentir-se entre finais de Maio e Outubro. A monção de nordeste, mais forte, ocorre entre meados de Outubro e Março. Os climas locais são afectados pela presença das cadeias montanhosas que dividem o território peninsular malaio.

Costa Ocidental (Langkawi, Penang e Pangkor)

As regiões da costa ocidental da Malásia continental e ilhas adjacentes são quentes, soalheiras e húmidas, com precipitação ao longo de todo ano. Sob a influência da monção de sudoeste, o período mais chuvoso nesta região ocorre nos meses de Setembro e Outubro. Com a subida das águas, neste período não existem boas condições para prática do mergulho.

Costa Oriental (Tioman, Perhentian e Bornéu)

Esta região é quente e húmida durante a maior parte do ano, com uma brisa proveniente do mar da China Meridional que tem um efeito suavizador da temperatura. Aqui, a monção de nordeste sente-se com mais intensidade entre Novembro e Fevereiro. Este período não é o indicado para visitar a região, ou desfrutar das suas praias. Nos restantes meses, a costa oriental é em geral mais seca do que o restante território, razão por que é considerada um dos melhores destinos de praia na Malásia.

Planícies e Montanhas (Kuala Lumpur, Malaca e Cameron Highlands)

As cidades de Kuala Lumpur e Malaca são quentes e húmidas ao longo de todo o ano. A temperatura mínima raramente desce abaixo de 20ºC. Em Kuala Lumpur, chove praticamente todos os dias, sendo a precipitação mais abundante durante a estação da monção de nordeste (Outubro a Março). Os meses de Junho e Julho são considerados os mais secos. Malaca, próxima do mar, beneficia de uma brisa marítima, que suaviza um pouco a temperatura.

Dados de precipitação e temperatura em Kuala Lumpur

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Kuala Lumpur

As terras altas caracterizam-se por um clima distinto das restantes regiões malaias. Localizadas a uma altitude de 1.500 metros, gozam de temperaturas mais moderadas, em média 22ºC durante o dia e 15ºC à noite. Um dia típico nesta região caracteriza-se por céu azul de manhã, aguaceiros à tarde e descida da temperatura durante a noite. Outubro e Novembro são os meses quando ocorrem as chuvas mais intensas.

Quando Ir

A Malásia pode ser visitada durante todo o ano. No entanto, não há como escapar à chuva, que ocorre em todo o território em todas as estações. Junho e Julho são considerados os meses mais secos em Kuala Lumpur.

Dado que a Malásia é também um destino de praia, há que ter em consideração que a época das chuvas ocorre de forma alternada nas costas ocidental e oriental do território peninsular.

Na costa ocidental, a época das chuvas (Maio-Outubro) é moderada, trazendo consigo breves trovoadas durante a tarde, e uma bem-vinda diminuição da humidade. Em contraste, na costa oriental, a monção faz-se sentir com intensidade, devendo ser evitados os meses de Novembro a Fevereiro, período durante o qual muitos dos resorts estão encerrados para reabrir apenas em Março.