Clima das Maldivas – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O arquipélago das Maldivas tem um clima tropical com duas estações distintas. A monção seca de nordeste ocorre entre dezembro e abril, e a monção húmida de sudoeste acontece entre maio e novembro.

As temperaturas são constantes ao longo de todo o ano, com valores médios entre 26ºC e 30ºC.

Estações nas Maldivas

Entre meados de dezembro e meados de abril (época alta), as ilhas estão sob a influência da estação seca, com muito pouca chuva e humidade mais baixa do que a média anual. Os meses mais quentes são fevereiro, março e abril, e é neste período que os resorts estão praticamente lotados com turistas europeus e americanos.

O período de maio a novembro (época baixa) é mais instável, com o céu muito nublado, períodos de chuva, vento forte e trovoadas. No entanto, o calor e a humidade são sempre muito elevados. Os termómetros raramente baixam dos 26ºC, e a humidade é superior a 80%.

Temperaturas e chuvas nas Maldivas

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Malé (Maldivas)

A temperatura da água do mar nas Maldivas é quente ao longo de todo, variando entre 28ºC e 30°C.

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar as Maldivas é no período entre dezembro e abril, principalmente para fazer praia, pois chove pouco, o céu está normalmente limpo e a temperatura é superior a 30ºC.

O mês de abril, considerado de transição, pode ser uma excelente opção para aproveitar os primeiros descontos da época baixa e, ao mesmo tempo, desfrutar do clima mais favorável.

Apesar de a meteorologia na época baixa (maio a novembro) não ser a melhor, isso não significa que não deva aproveitar esta época do ano para visitar as Maldivas. Na verdade, as chuvas, apesar de intensas, não são prolongadas, e as temperaturas são elevadas tanto de dia como de noite.

Para a prática de surf, a melhor período é precisamente a época baixa, altura em que os resorts oferecem promoções.

Guia de Viagem – Maldivas